Home > Curiosidades > As 7 maiores provas de mtb por etapas
As 7 maiores provas de mtb por etapas
31/10/2017
Curiosidades

As provas de mountain bike são desafios para os ciclistas. Mas, dentre todas elas, 7 se destacam por serem as mais famosas e procuradas mundialmente por quem ama aventura e desafio. Nesse post vamos te mostrar cada uma das 7 maiores provas de mtb por etapas, e comentar sobre as etapas que estão previstas para 2018.


É importante citar que algumas dessas provas ainda serão realizadas em 2017, outras tem sua próxima edição apenas em 2018. Algumas já tem suas etapas de 2018 definidas, outras ainda não. Nós vamos detalhar as etapas daquelas que ainda não passaram e já estão definidas, para você se animar e fazer sua inscrição para as provas que ainda vão acontecer.


Conheça agora as 7 maiores provas de mtb por etapas.

TRANSANDES CHALLENGE

O Transandes Challenge, conhecido mundialmente no mountain bike é uma corrida de 5 dias e 5 etapas, cobrindo 380km da patagônia chilena. O desafio de 2018 conta com 350 competidores de 25 países diferentes. Todos estarão competindo ao lado de campeões mundiais, medalhistas olímpicos e atuais vencedores do Tour de France e Giro d’Itália - que entraram no maravilhoso mundo das provas de mtb por etapas.


A competição de 2018 é comemorativa aos 10 anos do evento, começando no dia 17 de janeiro de 2018 e finalizando no dia 21 do mesmo mês. Todas as corridas acontecem na patagônia chilena, um oásis natural que abriga a corrida todos os anos.


As rotas são diferentes a cada ano, sendo inclusive, melhoradas para sempre surpreender os ciclistas competidores. Nessa edição, as provas serão realizadas na reserva natural Huilo Huilo (onde os ciclistas vão se maravilhar com os hotéis “Montaña Magica”, “Nothofagus” e “Reino Fungi”), chegando até a cidade de Pucón, onde vão desfrutar das atrações turísticas.

Promoções MX

Etapa 1 - dia 17/01/2018 - Huilo Huilo

Na primeira etapa, que abre a competição, os ciclistas irão percorrer 54,6 km, chegando a 1.956 metros de altitude. Todas as etapas contam com cronogramas pré definidos, que você você conferir completos no site oficial do Transandes challenge. Confira abaixo informações sobre o percurso e a trajetória que será percorrida pelos bikers.

Etapa 2 - dia 18/01/2018 - Huilo Huilo

A segunda etapa será uma etapa mais curta em relação à anterior, mas haverá demanda de mais técnica. Da linha de início, o ciclista vai se dirigir para Puerto Fuy, onde as primeiras subidas começam. Depois de uma longa subida no quilômetro 8.3, começa a diversão com uma descida até o acampamento (mas não a linha de chegada - eles ainda terão muito que percorrer). Depois do acampamento, é preciso pegar a rota 203 para o lado sul da reserva. A partir daí começa uma subida cada vez mais íngreme, até o centro de Ski Mocho-Choshuenco. É “apenas” uma subida de 17km com uma pequena pausa no meio. No quilômetro 34, começa uma viagem de 7km para a volta, na última trilha de downhill. Depois disso o biker deve pegar novamente a ciclovia e voltar para o acampamento e linha de chegada.


Confira abaixo detalhes sobre o percurso e a trajetória que será percorrida pelos bikers na etapa 2.

Etapa 3 - dia 19/01/2018 - Huilo Huilo

A terceira etapa é uma etapa leve, mas só porque antecede a etapa mais extensa da história do Desafio Transandes.


Da linha de chegada, o ciclista irá pegar estradas técnicas até Puerto Fuy novamente, mas dessa vez por caminhos diferentes. Então, passando por trilhas técnicas, irão alcançar a ponte suspensa que atravessa o rio Fuy. Depois de atingir o setor de “Salto del Huilo Huilo” se inicia uma subida leve, seguida de uma louca e emocionante descida, perdendo 700m em apenas 5km - apenas 3km da linha de chegada.


Nessa etapa o ciclista percorre um total de 47,3km, atingindo 1.555m de altura. Confira abaixo detalhes sobre o percurso e a trajetória que será percorrida pelos bikers na etapa 3.

Etapa 4 - dia 20/01/2018 - Huilo Huilo - Pucón

A quarta etapa, também chamada de Etapa Rainha, é a mais extensa de toda a história do desafio Transandes. Um dia que vai exigir muito dos ciclistas, mas ao mesmo tempo deixá-los atônitos.


O inicio será feito de forma neutralizada e em uma rota pavimentada (numa descida). Será possível um lindo lago, após isso os ciclistas entram no setor de La Vega, clássico da Transandes, no qual poderão facilmente disparar pelas curvas do rio Cua-Cua. Após retornar para a rota veicular, serão apenas mais alguns quilômetros até começarem as subidas do setor de Trafún. A estrada aumentará constantemente, ao mesmo tempo a rota ficará mais estreita e com vegetação mais densa. No quilômetro 45 será possível descansar, a inclinação vai diminuir e haverá uma pequena descida antes de chegar na rota trans vulcânica.


A estrada vai descer rapidamente até o quilômetro 83, onde o ciclista entrará em um pequeno caminho que vai ascender novamente no setor Los Nevados, após isso irão passar por alguns riachos que irão te permitir apreciar a majestosidade do vulcão. A rota continua com uma rápida descida até a rota internacional, onde os bikers passarão pelo aeroporto de Pucón antes de enfrentar o último caminho curto que acaba no final da corrida, localizada no Eco Park de Pucón.

Etapa 5 - dia 21/01/2018 - Pucón

A etapa 5 tem formato mantido em segredo pelos organizadores do evento, mas acontece na cidade turística de Pucón, no sul do Chile e Capital Nacional da Aventura Esportiva. Com uma variedade enorme na gastronomia, hotéis e diversas atividades, é o destino ideal para encerrar essa edição do Desafio Transandes.


Você pode obter mais informações sobre o Desafio Transandes no site oficial da competição.


Confira abaixo um mapa que une as 5 etapas do desafio.

LA RUTA DE LOS CONQUISTADORES

O La Ruta de Los Conquistadores é uma das competições esportivas mais difíceis do mundo. Todos os anos milhares dos melhores mountain bikers ao redor do mundo viajam até a América Central para testar seus limites nessa experiência única de distância, geografia, clima e cultura.


La Ruta, a única corrida de bike que atravessa a terra Americana de costa à costa - do Pacífico ao Atlântico - e não é como um dia preguiçoso na praia. Entre o início e fim do nível do mar, a rota de quase 260km cruza cinco montanhas que te fazem subir cerca de 9 mil quilômetros. O terreno é tão irregular que há meio milênio atrás os conquistadores espanhóis liderados por Juan de Cavallon levaram 20 anos para atravessar a ilha de Costa Rica do Pacífico até o mar do Caribe. Hoje, seguindo as mesmas trilhas que eles abriram, montain bikers levam apenas 3 dias.

Na edição comemorativa aos seus 25 anos, o evento terá 3 etapas que contarão com novos trajetos cheios de aventura e belas paisagens - como só La Ruta pode oferecer. A competição é anual, e em 2017 será realizada nos dias 2, 3 e 4 de novembro.

Os ciclistas de La Ruta tem a chance de ver e ouvir a fauna e flora de um dos lugares com maior biodiversidade do planeta, segundo a National Geographic. Eles passam por 9 dos 12 microclimas diferentes. A medida que a rota serpenteia através da floresta tropical, dos vulcões de 3mil km, das plantações de banana e pequenas zonas rurais, ela também te molha com a chuva e congela com a altitude.

Esteja avisado: La Ruta não é uma corrida para mountain bikers inexperientes. Mesmo um ciclista profissional frequentemente rola os olhos com descrença quando conta o que fizeram no trajeto. Essa corrida é um teste para tudo que você tem - suas habilidades na bike, preparo psicológico, força física e mental, além da durabilidade do seu equipamento. Você pode inclusive descobrir algo sobre si mesmo, é por isso que muitos que já participaram do evento o descrevem não como uma mera corrida, mas sim uma jornada de crescimento pessoal.   

Etapa 1 - Dia 02/11/2017 - Juan de Cavallón

A Primeira etapa se inicia no dia 02 de novembro, em Playa Jacó, as 5h30min, partindo do hotel Crocs. Serão 4km de subida e 3,4 km de descida, chegando ao destino Hacienda El Rodeo, em Ciudad Colón. O trajeto tem 95km de distância e a chegada está prevista para as 17h30min. Clique aqui para ver informações sobre todas as etapas e veja abaixo mais informações sobre o trajeto e altimetria da etapa 1.

Etapa 2 - Dia 03/11/2017 - Perafán de Rivera

A segunda etapa acontece no dia 3 de novembro, saindo de Perafán de Rivera com destino a Catie Turrialba. No trajeto os ciclistas vão percorrer 76km, mas se engana quem pensa que isso será fácil: são 2,7 km de subidas acumuladas e 3,3 de descidas. A saída está prevista para 5h da manhã, chegando às 17h30min. Abaixo mais informações sobre o trajeto e altimetria.

Etapa 3 - Dia 04/11/2017 - Juan Vazquez de Coronado

A última etapa é a mais tranquila de todas - mas não menos empolgante. Os ciclistas saem do Centro de Squirres às 8h da manhã com destino a praia Moín, em Limón. Serão 59,2km percorridos, contando com 260m de altitude acumulada e 338m de descida. A chegada está prevista para 17h30min. Abaixo mais informações sobre o trajeto e altimetria.

BC BIKE RACE

A BC Bike Race é uma corrida internacional de mountain bike com 7 estágios. Em 2017 comemorou seu aniversário de 11 anos com participantes de 36 países diferentes, e acredite se quiser, as vagas para 2018 já estão esgotadas - então quem quiser participar precisa ficar em uma fila de espera.

 

A corrida que começa no dia 5 de julho de 2018 e é muito mais do que apenas uma corrida. Apesar de serem os melhores sete dias que você terá com mountain bike, isso é só um pedaço da história. O BC Bike Race é uma aventura e uma experiência. É um passeio pela Costa Oeste da Colômbia Britânica - as trilhas, cidades, o estilo. Tem algo diferente desse evento, inclusive no jeito que você se desloca. O litoral acidentado significa que você vai cruzar oceanos através de barcos, aviões, ônibus e bicicletas. Você vai viajar no Ferry mais extenso do mundo graças ao parceiro do evento, BC Ferries. Você vai acampar ao lado do Oceano Pacífico por uma noite, e aos pés de uma majestosa montanha no outro.

Dia 1 - Cuberland

Começando na cidade de Cumberland, a rota chega rapidamente até a floresta e uma escalada de cascalho que irá separar os corredores (aprox. 10km) com os últimos 1.5km em pista única (singletrack). O destaque começa quando o ciclista chega na descida, onde encontra as melhores pistas de Cuberland enquanto volta para a cidade. Depois de passar pelo acampamento base, o ciclista vai começar a segunda parte da corrida, localizada a leste da cidade.


A segunda parte se inicia no Village Park (onde fica o acampamento). A subida se inicia na estrada e em seguida mergulha rapidamente dentro da floresta em pistas incríveis, antes de chegar em mais estrada de chão e cascalho. O ciclista deve usar a estrada para se alongar, comer e hidratar, já que o resto do dia será praticamente todo em mais pistas.


Veja abaixo informações sobre a rota e um vídeo informativo sobre o primeiro dia do BC Bike Race.

Dia 2 - Powell River

A rota do dia 2 leva o ciclista para fora da cidade em um mix de ciclovia, trilha e estrada, em direção a uma série de trilhas incríveis no meio de árvores e musgos. Uma vez que a escalada começa, o ciclista estará passando por trilhos feitos há séculos e novas trilhas construídas por madeireiros aposentados, andarilhos e mountain bikers. O pedal ainda passa por inúmeras pontes de madeira feitas à mão, incluindo uma que cruza Blackwater Creek, bem abaixo de Kelly Falls.


Finalmente o ciclista se aproxima da famosa ponte arcada chamada Aloha, construída especialmente para o BC Bike Race. Seguindo até o ponto de elevação mais alto, dando início a pista Death Rattle - que permite o ciclista voar, quase literalmente.  Muitas outras pistas estão no caminho e vão encher o segundo dia de desafios e emoção. Ao final do trajeto, ao lado da praia de Wilingdon, está a linha de chegada onde fica o acampamento base, só alguns metros da “Marine Mile”, local cheio de restaurantes e shoppings.


Confira aqui um vídeo do segundo dia.

Dia 3 - Earls Cove - Sechelt

O dia 3 irá começar saindo de Earl’s Cove Ferry na estrada por alguns quilômetros, entrando em uma trilha que irá levar o ciclista até o lago Klein, seguido por alguns declives e algumas subidas. Uma curta distância depois disso vai levar o ciclista até uma pista com paisagens incríveis sobre o lago Ruby. O curso vai levar até a pista Sunshine Coaster que é como uma double track, mas não deixe isso enganá-lo: existem várias pesadas e curtas que testarão as suas pernas.


Confira abaixo um mapa da rota percorrida e clique aqui para ver um vídeo sobre o terceiro dia do desafio BC Bike Ride.

Dia 4 - Sechelt - Langdale

O dia 4 é mais um dia de muita diversão nas pistas do BC Bike Ride. Desde a linha de partida, o ciclista vai pedalar uma curta distância antes de começar a subida em uma rua pavimentada - curta, íngreme, que acaba antes de se perceber. Ela vai levar até a pista do dia, divertida e cheia de curvas, cruzando Chapman Creek. Depois disso mais alguns quilômetros de estrada, onde o ciclista pode alongar as pernas para as pistas Honey Bee e chegar em Aid1.


Confira abaixo um mapa da rota percorrida e clique aqui para ver um vídeo sobre o quarto dia do desafio BC Bike Ride.


Dia 5 - North Vancouver

No dia 5, a legendária North Shore será executada no formato Time Trial, onde os competidores serão soltos em pequenos intervalos de tempo. Apesar da pouca distância, a natureza corpulenta torna os quilômetros percorridos bem técnicos.

 

Uma estrada arborizada irá levar o ciclista até Arm Road, chegando em Baden Powell para uma subida bem íngreme até o OLD BUCK e posteriormente para a primeira descida do dia - Corkscrew até Pingu. Após isso a subida continua, em pista dupla até o poder da descida Bc Bike Ride, com quase 4km de distância.  


O ciclista vai passar por alguns bairros residenciais, um jeito fácil de ganhar elevação e descansar o corpo. Ao voltar para a floresta a diversão começa novamente - atravessando pontes, passando por novas pistas, descidas e subidas até a última pista do dia, Empress Bypass. Depois disso é só seguir o caminho para casa para outra grande celebração.


Confira abaixo um mapa da rota percorrida e clique aqui para ver um vídeo sobre o quinto dia do desafio BC Bike Ride.

Dia 6 - Squamish

O dia 6 é pura emoção. Saindo do Brennan Park (acampamento) o ciclista vai correr através da cidade até as terras altas de Garibaldi, deixando o subúrbio para trás. Da rua pavimentada até as trilhas não demora até chegar na primeira pista: Roller Coaster, cruzando Perth e depois Lumberjacks.


Você passará por diversas pontes, paisagens arborizadas, trilhas, subidas e descidas íngremes e radicais, testando todas as suas habilidades e, sem dúvida, preparo físico e mental.


Confira abaixo um mapa da rota percorrida e clique aqui para ver um vídeo sobre o sexto dia do desafio BC Bike Ride.

Dia 7 - Whistler

O dia 7 é um trajeto de subidas e descidas, atravessando o vale de Whistler e passando por alguns clássicos como Riverside, Farside e o novo túnel Vision. O ciclista deve esticar as pernas na próxima subida e no pedaço de estrada antes de chegar nas pistas do lado oeste: Danimal, Al La Mode, Sproat Flank, Beaver Pond e A Cut Above. O final é no Rainbow Park (lago Alta).  


Durante o inverno, Whistler é um clássico resort de ski conhecido mundialmente, mas no verão, se torna a Mecca do mountain bike. Explore as trilhas no último dia de BC Bike Race.

Confira abaixo um mapa da rota percorrida e clique aqui para ver um vídeo sobre o sétimo dia do desafio BC Bike Ride.


MONGOLIA BIKE CHALLENGE

O Mongolia Bike Challenge é um desafio épico de mountain bike, realizado em 6 estágios/ 6 dias. As provas são realizadas na ilha de Genghis Khan, e são abertas para ciclistas profissionais e amadores de todas as partes do mundo.  


Conheça um país que deixa marcas em todos que passam por lá. Participe de corridas abertas a todos. Desfrute de acomodações privadas, logística e organização de classe mundial e claro, a companhia de pessoas muito aventureiras. Essa sem dúvida é uma experiência para a vida: e você vai realizar em duas rodas.

O evento acontecerá nos dias 13 a 17 de agosto de 2018, e a organização promete que o evento estará melhor do que nunca. As etapas estão mais curtas e as novas rotas oferecem aos corredores a chance de viver experiências incríveis conhecendo a beleza da Mongólia.

Clique aqui e confira detalhes sobre os 6 estágios do Mongólia Bike Challenge.

Abaixo uma imagem sobre o desafio completo e sua altimetria.

BRASIL RIDE

O Brasil Ride é uma das maiores competições de mtb do mundo - e o melhor de tudo: dentro do nosso país. A edição de 2017 terminou no dia 21 de outubro e foi realizada na Bahia, passando por cidades como Arraial d’Ajuda (Porto Seguro) e Guaratinga. Os ciclistas tiveram 7 dias de muita emoção e desafio nas terras nordestinas. A edição de 2018 ainda não foi divulgada, mas a diversão e emoção está garantida - é só levar em consideração a emoção de todos os anos anteriores.

Mais informações no site oficial do Brasil Ride.

TRANSALP

Trilhas de mountain bike espetaculares, panorama lindo, paisagens deslumbrantes e participantes de mais de 40 países fazem desse evento uma experiência única e inesquecível. Cerca de 600km e mais de 18.000m de altitude são enfrentados em sete dias. Pura adrenalina.

A edição de 2017 foi em julho e aproximadamente 1000 ciclistas participaram do evento. Em 2018 os participantes deverão passar por 7 estágios, em 7 dias de prova. O evento acontecerá em Riva del Garda e Lake Garda, na Itália.

O Transalp é o “preciso ir” para todos os fãs de mountain bike. Pedalar nesse evento é único, é para muitos um objetivo de vida pelo qual precisam treinar e se preparar. Além do próprio desafio do esporte, especialmente a diversão, a fascinação da rota e espírito de equipe são aspectos principais dessa aventura.

Infelizmente a rota de 2018 ainda não está disponível, mas você pode conferir as novidades através do site oficial do desafio Transalp.

ABSA CAPE EPIC

Das encostas majestosas de Table Mountain até a magnificência do Grand Finale no estado Val de Vie na África do Sul, a rota da edição de 2018 da Absa Cape Epic é ousada e indomada.


A edição de 2018 será realizada do dia 19 a 25 de março. Ela irá passar por Robertson, Woecester e Wellington, e terminar em Val de Vie, todas cidades da África do Sul. Os ciclistas vão passar as três primeiras noites em Robertson para os três primeiros estágios, indo depois para Worcestes, onde vão ficar por uma noite antes de se acomodarem em Wellington até o Grand Finale em Val de Vie (que também foi anunciada como casa do Grand Finale nos próximos cinco anos).

A total distância de 658km com 13 530m de escalada vai incluir quatro dias consecutivos com mais de 100km, incluindo as seções de terreno técnico Land Rover em cada um dos sete dias.


Quebrando a tradição, a última etapa do Cape Epic não vai ser um dia fácil como tem sido nas edições anteriores. Os ciclistas irão de Wellington até Val de Vie, percorrendo 70km com 2000m de subidas - isso vai fazê-los merecerem aquela preciosa medalha de finalista.


Confira abaixo um vídeo oficial sobre o evento.

Confira abaixo as etapas e altimetrias

Posts Relacionados
Dicas
Melhore seu pedal em apenas 7 dias
19/09/2017
Fique por dentro do nosso plano de treino de uma semana para diferentes níveis de experiência
ver mais
Curiosidades
30 Grandes benefícios de pedalar
21/11/2017
Conheça 30 dos maiores benefícios que pedalar pode trazer para a sua vida pessoal e profissional.
ver mais
Equipamentos
Rolos de treino turbo: inteligentes e tradicionais para ajudar no treino indoor
29/08/2017
Conheça mais sobre os rolos de treino turbo e entenda a tecnologia por trás dos aparelhos para treinos em ambientes fechados.
ver mais
Equipamentos
Sem medo de pedalar no escuro
28/11/2017
Pedalar no escuro nem sempre é uma tarefa fácil. É preciso ter equipamentos de qualidade e muita atenção para não deixar de lado a segurança. Conheça aqui dois modelos de luzes para sua bicicleta nunca mais precisar rodar no escuro.
ver mais
Aproveite super descontos
-25%
Disco de Freio Shimano RT-MT800 180mm Center Lock
R$ 489,90
-22%
Pedal Shimano M505
R$ 389,90
-37%
Sapatilha Giro Rincon
R$ 679,90
-50%
Óculos Absolute Nero Cinza
R$ 79,90
REDES SOCIAIS
Informe seu e-mail e receba notícias e novidades
MX Bikes Comercio Artigos Esportivos Eireli - ME | CNPJ: 08.933.109/0001-93 | Rua Sem Denominação 210 - Contenda São José dos Pinhais - PR CEP. 83115-970
Copyright 2007-2015 mxparts.com.br. Todos os direitos reservados.