Home > Bicicletas > Bicicleta infantil: tudo que você precisa saber
Bicicleta infantil: tudo que você precisa saber
05/04/2018
Bicicletas

É normal seu pequeno acompanhar seu amor pelo ciclismo e querer ser um ciclista também. Aliás, você não precisa nem ser ciclista para saber que qualquer criança é apaixonada pelas duas rodas. Se você preza por qualidade e segurança, certamente vai querer escolher um modelo de bicicleta infantil que ofereça isso ao seu filho. Portanto nós viemos tirar algumas dúvidas frequentes que a maioria dos adultos tem na hora de comprar uma bike infantil.


Antes de tudo, é preciso lembrar que assim como uma bicicleta para adulto, uma bicicleta infantil precisa estar adequada para o tamanho do ciclista. Portanto o primeiro passo para comprar uma bike para o seu filho é saber a idade, altura e estatura dele, se possível realizando um bike fit para um ajuste preciso.


Mas, caso você não queira gastar tanto dinheiro trocando sempre a bicicleta infantil do seu filho, existe um esquema geral que compara a idade da criança ao tamanho de aro que serve para ela.

Idade vs tamanho de aro

O tamanho ideal de bike precisa acompanhar o crescimento da criança. Uma criança que está começando a andar de bicicleta pode ficar traumatizada caso caia com um modelo/tamanho que não é adequado para a idade e tamanho dela. Então existe um esquema simples de tamanho de aro relacionado a idade, conforme você vê ao lado.


As crianças menores, geralmente até os 4 anos de idade, usam modelo de bicicleta infantil aro 12. Ela é menor e permite que a criança fique firme com os dois pés no chão para aprender a se equilibrar. Elas possuem rodinhas laterais que podem ser removidas com o tempo, assim como a bicicleta aro 16.


As bicicletas aro 16 são as que tem maior variedade de modelos, pois podem ser usadas pelas crianças de 4 a 8 anos. Alguns pais trocam a primeira bike do seu filho para modelos de aro 14 quando a criança está com 4, 5 ou 6 anos, mas isso não é extremamente necessário - já que o tamanho de uma para outra varia muito pouco.


A bicicleta aro 20 pode ser usada por crianças maiores, de 7 até cerca de 12 anos de idade. Nessa idade o jovem já sabe se equilibrar na bicicleta e não tem grandes problemas para andar. O aro 20 também é utilizado nas bikes light, ou BMX menores - então pode ser um modelo que acompanhe seu filho por mais muito tempo se ele curtir a modalidade.


Caso seu filho queira uma bike maior, chegam então os aros 24, próprios para jovens acima de 9 anos que tenham até 1,50m de altura.

Bike de treinamento

Um tipo de bicicleta que vem conquistando pais e crianças ao redor do mundo são as bicicletas de treinamento. Diferente das convencionais, elas não possuem pedivelas, pedais nem rodinhas laterais. São pensadas para as crianças iniciantes, que usam a propulsão das pernas para ir para frente com a bike.


É preciso lembrar que até para um adulto começar a andar de bicicleta não é tarefa tão simples. É preciso desempenhar uma série de atividades que juntas realizam o movimento correto a bike. O ciclista precisa ter equilíbrio, coordenação nas pernas e pés na hora de girar os pedais, consciência para usar os freios nas mãos e ainda escolher o melhor caminho para passar.

Para as crianças a dificuldade é a mesma - talvez por isso as pessoas digam que é algo que você aprende e nunca mais esquece. Na bicicleta de treinamento a criança encosta os pés no chão e empurra o corpo para frente, fazendo as rodas girarem e treinando o equilíbrio em cima da bike. Algumas ainda possuem os freios para treinar a hora de desacelerar e parar. Com o tempo o mini ciclista vai aprendendo a andar, e uma vez que conseguir se equilibrar bem, não vai ter problemas em subir de nível para uma bicicleta com pedais

Meu filho precisa de uma bike com Câmbio de marchas?

O câmbio dá ao seu pequeno mais opções de velocidades, mas as vezes ele não precisa disso - principalmente se for pequeno. As bicicletas com câmbio geralmente são mais pesadas e podem adicionar uma complexidade desnecessária no início: é mais uma coisa para o seu filho aprender a usar (além de tudo aquilo que falamos sobre equilíbrio, freio, percepção).

Mas, caso você ache que ele já está grandinho o suficiente, procure modelos de passadores de marcha mais simples, com acionamento de alavanca (thumb shifters) ou giratórios fixados nas manoplas (grip shifters), conforme as fotos ao lado.

Segurança

Claro que a maior preocupação dos pais é com a segurança dos pequenos. Então além de buscar o tamanho certo de bicicleta, outros pontos são importantes para garantir a segurança da criança.


O principal deles é garantir que ele ande de bike com o equipamento de proteção adequado. Hoje existem capacetes, roupas, luvas e muitos outros equipamentos que são de ótima qualidade e podem ser diferenciais na hora de um topo. E convenhamos: eles caem e muito.

Outra coisa para se observar é se a bike do seu pequeno possui uma proteção de corrente. Ela vai impedir que ele se machuque e também rasgue roupas enquanto anda.


A Mx Bikes fica feliz em oferecer os melhores equipamentos e acessórios para bicicletas e ciclistas adultos e crianças. Caso você ainda esteja com alguma dúvida, mande pra gente nos comentários - ficaremos felizes em responder.  
Posts Relacionados
Promoções MX
REDES SOCIAIS
Informe seu e-mail e receba notícias e novidades
MX Bikes Comercio Artigos Esportivos Eireli - ME | CNPJ: 08.933.109/0001-93 | Rua Sem Denominação 210 - Contenda São José dos Pinhais - PR CEP. 83115-970
Copyright 2007-2015 mxparts.com.br. Todos os direitos reservados.