Home > Bicicletas > Como escolher a bicicleta infantil?
Como escolher a bicicleta infantil?
16/02/2021
Bicicletas
Pensando em iniciar as crianças no mundo das duas rodas ou em já trocar a bike infantil? Qual a melhor bicicleta infantil para meu filho? O que analisar na hora de escolher a bicicleta infantil? 

Essas três perguntas podem surgir sempre na hora em que você pensa em ensinar uma criança a pedalar ou na hora de trocar a bicicleta infantil que ele já tem por uma melhor ou por um ajuste necessário para pedalar melhor.

É claro que a gente vai te ajudar com essas respostas para escolher a bicicleta infantil com as nossas dicas para que cada criança possa pedalar com qualidade e diversão, confere ai.

Quais as características para ficar atento em uma bike infantil?

Escolher a primeira bicicleta infantil tecnicamente é um pouco mais fácil que as trocas, afinal, sempre que a criança evolui a bicicleta precisa evoluir junto para acompanhar as necessidades dela, garantindo não somente segurança, mas conforto e em casos de a criança gostar muito, do seu desempenho e próprio nível de desenvolvimento físico.

Para começar, o estilo da bicicleta infantil é muito importante. Crianças pequenas que nunca tiveram contato com a bicicleta podem ser iniciadas nesse mundo com uma novidade recente, mas de alta eficiência já comprovada para pedalar - as Balance Bikes ou também conhecidas como bicicletas de equilíbrio.

Atualmente é possível encontrar dois tipos de balance bike - as convencionais e as elétricas. 

No caso das bicicletas de equilíbrio elétricas, o funcionamento é similar à uma moto, onde a criança se equilibra e acelera.

Já nas balance bikes normais, a propulsão e o embalo são feitos pela própria criança, que ganha velocidade para então levantar os pés do chão e continuar no embalo se equilibrando sobre a bike.



A grande maioria das bicicletas infantis possuem poucas diferenças em relação à funcionalidade de grupos e afins encontrados nas bicicletas de adultos. 

O ponto chave aqui é, escolher o tamanho do aro correto para a criança conseguir pedalar com conforto e com segurança principalmente.

As bicicletas infantis possuem diferentes tamanhos de aros que se adequam às necessidades de uma determinada faixa etária e/ou de altura. 

Isso facilita a ergonomia e também a aprendizagem caso ela se faça necessária, por isso, é sempre importante verificar as medidas da bicicleta e do aro em comparação às tabelas dos fabricantes e da criança.

Outro detalhe fundamental na hora de escolher a bicicleta aro 12 ou superior é a quantidade de ajustes possíveis de serem realizados nela para que a criança possa utilizar a bicicleta ainda melhor.

Ajuste de altura do selim, mesa e até mesmo das rodinhas laterais são muito importantes para garantir um pedal seguro e confortável para os pequenos.
Outro fator muito importante na hora de escolher a balance bike, bicicleta aro 12, bicicleta aro 14, a bicicleta aro 16 ou ainda a bicicleta aro 20  é a quantidade de pontos favoráveis à segurança da criança. 

Alguns deles são muito importantes até mesmo para as bicicletas maiores, como as bicicletas aro 14 e bicicletas aro 16, onde as crianças ainda podem utilizar rodinhas laterais para o auxílio no equilíbrio e na segurança de quem ainda não atingiu esse ponto.

Guidões com limitador de giro ajudam muito nesse processo também, afinal, em casos curvas mais acentuadas realizadas pela criança ou movimentos mais bruscos a roda dianteira não gira, fazendo com que a bicicleta e a criança caiam, e se caírem não girem a ponto de causarem danos à criança.

Rodas e pneus com partes emborrachadas também fazem um papel importante para garantir melhor aderência ao solo, até mesmo quando as crianças brincam em terrenos mais úmidos ou irregulares.

As manoplas e selim são pontos para serem observados, já que vão garantir mais conforto para a criança pedalar sentada, assim como a segurança na aderência e no controle da bicicleta.

Outro ponto relacionado à segurança são os pedais. Superfícies muito lisas ou ainda com pouca área de contato dificultam a aderência e a segurança, sem contar que podem se tornar muito lisas em casos de contato com umidade, dificultando o uso da criança, assim como da segurança. 

Por fim, freios à disco e proteções diversas contra enroscos dos pés e roupas na corrente e coroa dianteira ajudam na segurança dos pequenos ao pedalarem e fazem um papel bem importante na hora de optar por uma bike infantil.


O que muda em relação ao tamanho do aro da bicicleta infantil?


Por mais que com pontos bem específicos, as bicicletas infantis com tamanhos diferentes podem ter tecnologias bem similares, por isso, é sempre importante estar atento ao tamanho do aro pela necessidade ergonômica no primeiro momento.

Uma bicicleta aro 12 por exemplo não consegue fazer com que uma criança de estatura maior que 1,15 m pedale confortavelmente, sem flexionar suficientemente os joelhos e isso é péssimo não somente pelo conforto, mas pela mecânica da pedalada e o pior - as lesões que podem ocorrer pelo erro de movimentação.

Do mesmo modo, uma bicicleta aro 16 para uma criança de 4 anos de idade e menos de 1,20m de altura pode ser perigosa por uma queda, assim como por não possibilitar um ajuste correto fazendo com que a criança dificilmente pedale sentada com a ergonomia correta.

Além do tamanho do aro, os pontos de ajustes também colaboram para esse fator, sendo muito importante para tirar o melhor proveito da bicicleta infantil e sem causar danos para a criança na saúde e na diversão.
Quer conhecer a maior variedade de modelos de bicicletas infantis? 

CLIQUE AQUI e confira no site da Mx Bikes diversos modelos de bicicletas infantis para os pequenos se divertirem, sempre com o melhor preço e as melhores condições.
Posts Relacionados
Promoções MX
REDES SOCIAIS
Informe seu e-mail e receba notícias e novidades
MX Bikes Comercio Artigos Esportivos Eireli - ME | CNPJ: 08.933.109/0001-93 | Rua Sem Denominação 210 - Contenda São José dos Pinhais - PR CEP. 83115-970
Copyright 2007-2015 mxparts.com.br. Todos os direitos reservados.