Home > Dicas > Como escolher a camisa de ciclismo?
Como escolher a camisa de ciclismo?
23/07/2020
Dicas
Um dos itens mais desejados pelos ciclistas, as camisas bike são roupas para ciclismo que dão a cara do ciclista e que muitos gostam de estampar nela a sua preferência ao pedalar quando o assunto é estilo. Mas na verdade as camisas para pedalar não são apenas um estilo próprio seu, mas sim um auxílio muito importante na hora de encarar horas sobre a bike ou para um passeio e é claro que nós preparamos um guia de compras de camisa ciclismo para você escolher da melhor maneira possível a sua, confira:

Quais pontos a serem observados na hora da escolha?

Alguns pontos são muito importantes para escolher a camisa de ciclismo não somente pela cor e desenhos que identifiquem sua preferência pelas roupas, grupo de ciclismo e afins, mas sim pela funcionalidade.

Assim como todas as demais roupas para ciclismo devem ser confortáveis e oferecer pontos positivos para ajudar no seu pedal - independente do tipo (treino, passeio, prova) ou modalidade.

Então é sempre importante prestar a atenção em detalhes que parecem simples, mas ao mesmo tempo podem fazer muita diferença para você pedalar com o equilíbrio perfeito entre qualidades oferecidas pela camisa ciclismo e o estilo dela.

Modelagem

Esse é um ponto de extrema importância para você comprar corretamente a sua camisa para pedalar, afinal, uma camisa muito folgada pode ser não somente desconfortável, mas também atrapalhar na pilotagem, assim como uma camisa apertada causar marcas e até mesmo formigamentos em pontos como cintura e braços. Por isso, saber entender as diferenças entre as modelagens além do tamanho é muito importante, confira quais são os três tipos de modelagens de roupas para ciclismo:

Camisa ciclismo Slim Fit

A modelagem slim fit ou fit é uma modelagem muito tradicional associada ao ciclismo. Mas quando se fala em tradicional, é a modelagem que está ligada aos principais usos de performance, aquela que é vista em profissionais de diversas modalidades de ciclismo, ou seja, está totalmente voltada para quem procura bater tempos, ganhar velocidade com a redução de atritos, diminuir vibrações de impactos e irregularidades com o solo para gastar menos energia e assim por diante.

Por isso, essa modelagem é aconselhável para quem quer competir, fazer treinos mais duros, focados ou até mesmo que segue rotinas de treinos para melhor qualidade ao pedalar.

Essas roupas de ciclismo são muito técnicas e em geral contam com as melhores tecnologias empregadas em tecidos de diversos pontos. Então se você curte ou tem essa pegada, escolher uma roupa slim fit é ideal para você. 

Mas tem um detalhe muito importante para saber na hora de escolher sua camisa ciclismo slim fit - o tamanho.

Por serem mais justas, você vai ficar embalado à vácuo. Isso acontece devido à modelagem de performance ser ligeiramente menor que os tamanhos casuais, por isso, se você quer ter uma camisa para pedalar top de linha, mas não está preocupado com a performance, escolha um ou até dois números/tamanhos a mais que suas camisas casuais.

Camisa Ciclismo Regular

As chamadas camisas para pedalar Regular ou normais são as camisas que em geral tem o que todo ciclista quer unir - conforto e tecnologias. Assim como as camisas slim fit para pedalar, muitas marcas utilizam praticamente os mesmos tratamentos dos tecidos das linhas de competição, mas sem aquela pegada focada na alta performance.

A modelagem Regular é considerada por muitos ciclistas como um design ideal entre o estilo justo e o solto, ou seja, é a medida ideal para a grande maioria dos ciclistas.

Essa modelagem está bem ligada aos ciclistas que procuram manter seus treinos sem a preocupação de provas, assim como para ciclistas que gostam do estilo tradicional de pedalar com algo mais justo, mas nem tanto.

Na hora de escolher a sua camisa ciclismo regular a mecânica é simples - escolha seu número se quiser que ela fique bem ajustada ao seu corpo, sem apertos ou folgas - simples assim.

Uma medida/tamanho a mais e você terá conforto e uma camisa folgada, uma medida/tamanho a menos e ela ficará apertada.

Por isso, não invente moda na hora de escolher uma camisa regular para você pedalar, seu tamanho é com certeza o mais indicado na escolha dessa modelagem e a gente já explica o motivo disso logo mais.

Camisas de ciclismo Comfort

As camisas Comfort são uma modelagem desenvolvida para quem busca maior conforto ou não curte estar apertado ou ainda para quem pratica algumas modalidades diferentes do tradicional mountain bike

Podem ter as mesmas características de tecnologias das camisas de alta performance, mas em geral possuem um detalhe que as distingue das demais - os bolsos.

Devido ao estilo mais solto, ter uma quantidade maior de bolso e carregar muitas coisas na parte posterior, atrapalha muito na estabilidade, além de por ser maior, ficar pendurada e nesse ponto no meio de uma trilha enroscar em algo, rasgando a camisa de bike ou ainda derrubar o ciclista.

Por isso em geral, as camisas comfort possuem apenas um bolso e com zíper, para garantir segurança aos itens.

A grande maioria dos ciclistas que optam por uma camisa na modelagem comfort gostam de fazer pedais recreativos e não dão a mínima para treinos focados ou provas, buscando em geral o conforto com a comodidade de ter uma camisa exclusiva para pedalar.

Nesse caso, também é recomendado escolher sua numeração padrão casual, assim o conforto fica garantido.

Posso escolher uma camisa para pedalar de tamanho diferente das que utilizo no dia a dia?

Essa dúvida surge muito na hora de escolher uma camisa de ciclismo. Independente de qual modelagem você definir ou preferir. Como já falamos, os modelos slim fit em várias marcas demandam uma escolha de numeração maior para mais conforto. 

Mas e os modelos Regular e Comfort?

Escolher uma numeração/tamanho menor no modelo regular vai tornar a camisa apertada.

Note que aqui não é a modelagem, mas sim o SEU tamanho, ou seja, é a mesma coisa que você comprar uma camisa casual menor que a sua, vai apertar e não é o aperto slim fit que é preparado para ser justo sem ser desconfortável, é o aperto ruim, que marca, machuca.

Assim como um tamanho menor incomoda, uma maior vai ficar folgada demais e vai ficar solta, balançando com seus itens no bolso.

Já na modelagem Comfort, tamanhos menores podem até não ficar apertando pois elas são mais soltas mesmo, mas a altura vai ficar menor ou as mangas e golas apertadas.

Portanto, a diferença entre modelagem e tamanho, é que a modelagem é preparada com formatos de caimentos junto ao corpo para tamanhos de medidas - mais justas, normais ou mais soltas.

Fique atento às tecnologias oferecidas pela camisa para pedalar

Assim como as demais roupas para ciclismo, as camisas para pedalar contam com diferentes valores devido às tecnologias empregadas nos tecidos e nos detalhes que cada uma dessas tecnologias oferecem em qualquer tipo de modelagem. 

Quanto à composição, a grande maioria é fabricada em poliamida e/ou poliéster com (ou sem) elastano. 

Mas além do preço do tecido, a tecnologia utilizada nele é o que realmente conta, como por exemplo: 

Fios com tecnologia de controle térmico - auxiliam nos dias mais quentes à não acumular calor e nos dias mais frios à não dissipar ele rapidamente para o meio. 

Sistema de Controle de umidade - ajuda na rápida absorção/liberação do suor ou umidade, tecnologia 

Tratamento anti microbiano - evita a formação de microrganismos que causam doenças de pele, retenção de umidade e/ou mau cheiro

Filtros uv - que auxiliam no bloqueio/redução dos raios ultravioletas e muitos outros.

Grafismos Sublimados - tratamento que auxilia na redução do desbotamento precoce das cores.

Por isso é importante ter em mente, que quanto mais tratamentos/alta tecnologia a camisa possuir, mais cara ela será.

E não esqueça de verificar os pequenos detalhes

Assim como os tratamentos, outros detalhes fazem a diferença e devem ser observados na hora de escolher a sua camisa de ciclismo. 

Verifique o zíper - zíper parcial ou zíper total possuem diferenciação quanto à  praticidade de vestir/despir/ajustar, assim com na questão uso para cada ciclista.

Acabamentos de golas e barras dos braços - costuras mais grossas se tornam incômodas em pedais mais longos, além de que, um acabamento com elástico muito apertado, pode causar muito desconforto nos braços e pescoço.

Profundidade e quantidade de bolsos traseiros - muito importantes já que em geral ciclistas de estrada levam bombas de ar e até mesmo câmaras de ar nos bolsos das camisas de ciclismo, assim como mountain bikers que em geral preferem bolsos mais fundos para não correr o risco de seus objetos saírem voando após um salto ou o excesso de trepidações.

Quarto bolso com zíper e/ou resistente à umidade - uma tendência, ajudam a proteger objetos de maior valor em saltos, quedas e até mesmo contra a umidade em excesso com mais segurança.

Barras da cintura - barras sem elásticos vão fazer a camisa de ciclismo subir de acordo com a posição sobre a bike e melhor ainda se elas tiverem acabamentos siliconados em seu interior para garantir ainda mais fixação junto ao bretelle, bermuda e/ou calça ciclismo.

Refletivos - muito importantes para o uso em ambientes de menor luminosidade devido à ajuda na visibilidade e consequente segurança. 
Depois de seguir nossas dicas, acesse AQUI e confira a maior variedade de marcas, modelos, cores e tamanhos de camisas para ciclismo do Brasil na Mx Bikes - o maior e melhor site de ciclismo. Até a próxima.

Confira também nosso vídeo sobre as camisas de ciclismo

Posts Relacionados
Promoções MX
REDES SOCIAIS
Informe seu e-mail e receba notícias e novidades
MX Bikes Comercio Artigos Esportivos Eireli - ME | CNPJ: 08.933.109/0001-93 | Rua Sem Denominação 210 - Contenda São José dos Pinhais - PR CEP. 83115-970
Copyright 2007-2015 mxparts.com.br. Todos os direitos reservados.