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Como escolher o selim ideal para bicicleta
10/04/2019
Dicas
Ao comprar uma bicicleta pela primeira vez, a maioria dos ciclistas não imagina o quanto um selim pode fazer diferença. Somente após aquele passeio ou treino mais longo ou por aquele período que se passe mais tempo sentado sobre o banco da bicicleta, que se tem ideia se ele é ou não o correto para você, afinal a menos que se saiba quais são as medidas corretas, somente ao testar o selim que é possível identificar a compatibilidade para o uso.

Medidas dos ísquios


O primeiro fator e o mais importante a ser analisado (ou melhor) mensurado e testado, é talvez o mais difícil para muitos ciclistas inexperientes - saber a distância dos ísquios. São os famosos ossinhos do bumbum, os mesmos que garantem assento para o corpo. 

A importância desses ossinhos é que se comprimidos ou mal ajeitados sobre o selim, o ponto de apoio se torna menor, causando dores caso não estejam no seu devido lugar de apoio. Com uma superfície maior, o incômodo pode surgir de outra forma, afinal os pontos de apoio se tornam muito grandes, gerando desconfortos e pressionando regiões que podem causar dores.

A largura correta do selim, possibilita não somente que o conforto seja maior no assento, mas também a manter a pélvis em posicionamentos corretos e mais voltados para que o resto do bike fit seja mantido, o que auxilia não somente na performance, mas na performance com conforto (nem que seja o mínimo).
  • Mas como medir a distância entre os ísquios? 
Existem várias formas, entre elas ao realizar um bike fit, mas para quem só quer saber de como evitar as dores sem meter a mão no bolso, é bem simples. Basta posicionar sobre um objeto mais rígido uma espuma ou material que consiga marcar a região onde você sentará. Ao sentar, apoie os pés sobre uma superfície elevada de modo que o ângulo entre a coluna e os joelhos fique em torno de 70º, ai é só levantar e verificar a medida entre as duas marcas do assento.
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Rotação da pelve e flexibilidade da coluna


São dois fatores determinantes para a escolha de um selim adequado, já que essas duas características possibilitam determinar o posicionamento do ciclista sobre o banco da bicicleta de forma a manter a performance e o conforto ainda melhores que apenas no ponto de pressão dos ísquios. 

Ciclistas com maior rotação pélvica e flexibilidade são mais aptos a se manterem sentados sobre seus ísquios, indicando que a grande curvatura da coluna requer um selim que dê suporte no controle e um maior amortecimento na parte traseira, sem interferir na região frontal ao pedalar.

Para aqueles ciclistas que possuem uma menor rotação pélvica, ou seja, que mantém a pelve mais rígida sobre o banco da bicicleta, a pressão se dá mais na região do períneo, por isso, um banco de bicicleta com mais absorção de impactos na região centro-frontal é essencial. 

Mas e como saber qual o tipo de ciclista que você é? Essa característica pode ser determinada PEDALANDO. Afinal, como cada ciclista pedala em relação ao seu posicionamento favorito, seja para a performance ou pelo costume ou conforto é um fator bem pessoal, o que precisa ser analisado é que a posição na qual o ciclista permanece por mais tempo, seja para frente ou para trás no selim.

Determine qual o seu estilo de pilotagem e modalidade de ciclismo


Outra forma de escolher o selim corretamente é em relação à modalidade que você quer praticar e com qual intensidade isso vai acontecer. Primeiro, em relação ao seu estilo de pilotagem é possível determinar se você irá ser mais do tipo esportivo que pretende (ou já faz) rodar mais de 100 km por semana no futuro, do tipo moderado que varia entre 50 e 100km ou se ainda será do tipo voltado para o lazer, ou seja, em passeios e uso esporádico.

Quanto à modalidade, cada ciclista precisa inicialmente entender que os bancos de bicicletas para mountain bike seguem uma linha diferenciada dos de road bikes, mesmo com a aparência muito similar entre eles. Os selins de bike para speed tendem a ser mais curtos devido à movimentação quase nula por causa da aerodinâmica do ciclista, enquanto os de moutain bike possuem um pouco mais de material para absorção de impactos.
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