Home > Bicicletas > Conheça mais sobre a Balance Bike - um novo jeito de ensinar as crianças a pedalar
Conheça mais sobre a Balance Bike - um novo jeito de ensinar as crianças a pedalar
21/07/2020
Bicicletas
Há 10 anos atrás, ensinar as crianças a pedalar não era muito diferente da forma como a qual aprendemos. É provável que assim como eu, você também tenha aprendido com um irmão, pais, tios e amigos subindo na bicicleta muitas vezes maior do que seu fit e com rodinhas laterais que ajudam a não cair.

Mas ao longo dos anos, toda a forma de ver o mundo das bikes mudou muito. A maneira de pedalar com técnicas e toda a tecnologia evoluiu assustadoramente, e claro, a forma de aprender a pedalar também e com um detalhe - já cientificamente comprovada.

Essa nova forma de ensinar e aprender a pedalar é a Bicicleta de Equilíbrio Infantil ou comumente chamada de Balance Bike e a gente vai te mostrar o que ela tem de tão legal assim, se liga:

Equilíbrio acima de todas as coisas

Pedalar atualmente é algo mais complexo do que se imagina. Técnicas, números, planilhas, treinos, equipamentos, enfim, tem tanta informação para quem adentra esse mundo de cabeça que fica difícil imaginar que um dia começamos como uma brincadeira entre amigos e familiares para gastar energia.

Mas tecnicamente, o simples fato de pedalar envolve muito mais que uma brincadeira técnica demais ou muito comum e tem mais a ver com uma série de detalhes que auxiliam a saúde de diferentes formas.

Por isso conversamos com a profissional de educação física e especialista em psicomotricidade infantil Tatiane Wentzel que nos ajudou a entender porque a balance bike é tão importante para a aprendizagem - não só do ciclismo, mas do conhecimento corporal das crianças que influencia muito mais que o pedalar.

Porquê utilizar uma bicicleta de equilíbrio?

A mecânica do ciclismo é algo fácil de se entender - equilíbrio entre o centro de gravidade conjunta do corpo + bicicleta junto à força aplicada aos pedais. Isso é a física, mas a parte corporal para pedalar é mais complexa, explica a especialista que cita uma série de fatores necessários para desenvolver o ciclismo ou ato de pedalar. 

Há a necessidade de se equilibrar e manter a força adequada em cada perna para movimentar a bicicleta e isso envolve muita coordenação motora e para quem mal aprendeu a andar e coordenar a diferenciação independente entre braços, imagina junto com as pernas, bicicleta e ambiente - isso é apenas um dos fatores que a balance bike auxilia no desenvolvimento infantil - coordenar a passada entre as pernas com firmeza nas mãos e braços, ou seja, atividades independentes que exigem da criança mais atenção mas com uma capacidade compreensível de poucas tarefas. 

Conforme essa passada se torna mais segura, a criança passa a sentar e aproveitar o embalo, inciando o processo de equilíbrio gravitacional, ou seja, da coordenação na distribuição da força e percepção dessa disposição em cada lado do corpo e isso influencia muito nos processos de desenvolvimento da lateralidade e percepção espacial da criança, sem contar na coordenação motora.
Fisicamente, uma criança está pronta para pedalar por volta dos 4 anos de idade, por isso, o equilíbrio em si é tão importante, já que uma bicicleta sem pedal pode auxiliar nesse processo em separado do pedalar antes desse tempo.

As rodinhas laterais podem causar um atraso no processo de equilíbrio, afinal, elas viram apoio em muitos casos e isso é perceptível já que vemos mutas crianças se apoiando sobre um lado predominante da bicicleta que está ligado à predominância lateral ou falta de distribuição de força aplicada, conta Tatiane que continua.

O pior que pode acontecer ainda é que quem julga o momento de remover esse apoio são os responsáveis que muitas vezes nem percebem que o equilíbrio ainda não está desenvolvido e muito menos a capacidade de coordenar todas as funções juntas e ai os tombos são inevitáveis, o que pode gerar medos, frustrações e até desmotivando as crianças a não continuarem a atividade.


Com qual idade a criança pode utilizar a balance bike?

Cada criança é um pessoa muito diferente de outra, mesmo que as condições de ambiente, família e afins sejam parecidas. A quantidade e a forma de estímulos psicomotores são vários, assim como até mesmo a genética pode influenciar em vários pontos. 

Existem crianças que aprendem a caminhar antes de um ano e aquelas que demoram um pouco mais e nem por isso são atrasadas na grande maioria dos casos.

Mas para usar uma balance bike não tem fórmula ou tempo certo. Assim que a criança já caminha bem e consegue manter seu corpo equilibrado sem voltar a engatinhar a maior parte do tempo, a bicicleta de equilíbrio já pode ser inserida na vida dela, com um detalhe que ajuda mais que a bicicleta de rodinhas - a inexistência de apoios, o que ajuda no desenvolvimento da coordenação e até mesmo força para se manter em pé com equilíbrio.

Diferente da bicicleta de rodinhas, a bicicleta infantil de equilíbrio ainda tem o fator percepção para o upgrade para a bike com pedais, afinal, ela é muito mais visível e compreensível em relação ao desenvolvimento da criança no equilíbrio, coordenação e percepção, facilitando a troca e consequentemente o giro e força das pernas na hora de pedalar.

Quanto ao uso da balance bike de equilíbrio, é bom sempre verificar a marca ou fabricante e suas indicações, principalmente de peso e tamanho, que são os mais corretos para um melhor desenvolvimento com a ergonomia correta para cada criança e durabilidade do produto também.

Como funciona uma Bicicleta de equilíbrio infantil?

Não há nada de misterioso no funcionamento da balance bike infantil e até mesmo se você procurar e ela possuir altos preços por causa de tecnologias e afins, desconfie, afinal, elas são construídas para serem simples e extremamente funcionais para as crianças, então não precisa de muita coisa tecnicamente.

O que realmente importa é que o quadro seja bom e suporte quedas e o peso da criança. Detalhes como guidões revestidos são excelentes para a segurança e isso quase todos os modelos possuem, além do freio traseiro é claro. 

Os pneus e aros 12 são os mais comuns, e sua composição em eva que é macio e exige pouca manutenção também é melhor, além de ser mais aderente ao solo, o que garante ainda mais segurança.

A atenção também deve ser ao banco da bicicleta infantil - afinal ajustes de altura e conforto também devem ser tidos como um fator importante para que a criança se sinta segura e confortável para encarar os primeiros passos em cima da bike.
Agora que você já sabe mais sobre a balance bike, é só acessar nosso site e conhecer os modelos clicando AQUI

Tatiane Wentzel é educadora infantil da prefeitura de Curitiba, ciclista e especialista em psicomotricidade infantil.

Mx Bikes - o maior e melhor site de ciclismo do Brasil.
Posts Relacionados
Promoções MX
REDES SOCIAIS
Informe seu e-mail e receba notícias e novidades
MX Bikes Comercio Artigos Esportivos Eireli - ME | CNPJ: 08.933.109/0001-93 | Rua Sem Denominação 210 - Contenda São José dos Pinhais - PR CEP. 83115-970
Copyright 2007-2015 mxparts.com.br. Todos os direitos reservados.