Home > Bicicletas > Mountain bike hardtail e full suspension – Qual a diferença?
Mountain bike hardtail e full suspension – Qual a diferença?
16/09/2020
Bicicletas

Não é difícil perceber a existência de diferentes modelos de bicicletas. O fato é que a estrutura da bike tem muito a dizer sobre o tipo de pedal que pratica e também o estilo do(a) ciclista. Diante disso, o nosso foco hoje é sobre os modelos de mountain bike conhecidos como: quadro mtb 29 hardtail e quadro mtb 29 full suspension. Não necessariamente isso acontece apenas nas bicicletas hardtail e bicicletas full suspension quadro mtb 29, mas em praticamente todas as mountains bikes, considerando os diferentes tamanhos de aros.

Mas antes de entender sobre elas é importante conhecer uma das estruturas principais da bicicleta que é o quadro, afinal é através dessa peça em que as demais são montadas.

O quadro da Mountain Bike

O famoso quadro, tal como conhecemos hoje, trata-se de um desenho chamado “quadro diamante” porque ele é formado por dois triângulos, o traseiro e o dianteiro. No caso do triângulo traseiro, ele consiste em dois triângulos pareados. O quadro em si, possui ângulos e medidas que determinam o tamanho e o uso da bike.

Diante disso, existem diferentes tamanhos e a escolha da maioria dos ciclistas são o quadro mtb 29 devido proporcionar um maior desempenho pelos percursos. Afinal, ter um quadro mtb 29 garante maior contato do pneu com o solo e faz com que a pedalada renda mais.

Se você não sabe qual tamanho do quadro bike 29 escolher, é interessante ver a tabela abaixo que mostra a relação do tamanho da quadro com a altura do(a) ciclista.

Além do tamanho do quadro, outro detalhe é o material em que a bicicleta é produzida. Existem mountain bikes fabricadas com aço, alumínio, fibra de carbono e titânio. Cada tipo de material possui características diferentes e que acabam proporcionando ao ciclista durabilidade, conforto, rigidez, peso, estabilidade,agilidade e velocidade da bicicleta.

Diferenças entre os quadros de Mountain Bike

Mountain bike hardtail

Esse modelo é escolhido por muitos ciclistas que estão começando no mountain bike, mas mesmo pedalando há mais tempo a hardtail continua sendo a preferência de muitos.

A palavra hard vem de rígido e tail traseira, ou seja, a bike traz o conceito de traseira rígida ou “rabo duro”. Mas como isso? Bom, a famosa mountain bike hardtail possui apenas uma suspensão e se encontra na dianteira da bicicleta.

As vantagens de pedalar com uma bicicleta hardtail são:

  • Pode ser utilizada em diversos terrenos como no asfalto e terra;
  • Ela é leve porque não tem o amortecedor traseiro e é possível deixar ainda mais leve com uso de garfo rígido, por exemplo.
  • É rápida e ágil no estradão, seja no plano,descida ou subida por ser mais rígida.
  • Manutenção mais simples quando comparada com uma bike full suspension.

 As desvantagens:

Já em contrapartida, ela deixa o corpo do ciclista muito dolorido devido os impactos em diferentes terrenos e por ter apenas uma suspensão. O ideal é utilizar ela em provas de um dia. Além disso, não oferece tanto controle em trechos mais técnicos, descidas com cascalhos, não permite grande saltos e pode se tornar desconfortável em trechos mais longos.

 A dica é: ciclistas que participam de competições em trechos de estradão e de provas que acontecem em um único dia, ela é uma ótima opção.

Mountain bike full suspension

Já a mountain bike full suspension possui duas suspensões, uma localizada na dianteira e outra no quadro (a suspensão traseira). Ela é a escolhida por ciclistas que pedalam em terrenos técnicos, devido ao seu destaque nas trilhas e diferentes percursos.

As vantagens de pedalar com uma bicicleta full suspension:

  • Ela é confortável mesmo passando horas pedalando, afinal os impactos são menos sentidos quando comparada com uma hardtail.
  • Em subidas muito técnicas e/ou percursos muito acidentados, ela proporciona maior estabilidade por ter uma boa tração na roda traseira.
  • Permite maior velocidade em descidas técnicas, corrigindo a rota da bike, absorvendo melhor os impactos e mantem-se estável.
  • Devido a existência dos dois amortecedores, aumenta-se o tempo de contato do pneu como solo garantindo mais tração, mais velocidade e melhor pilotagem.

As desvantagens:

A bicicleta full suspension não é a melhor opção para estradões e terrenos mais planos, a hardtail ainda é destaque nesse aspecto.

Outras duas desvantagens, é que a mtb full susp tem um custo elevado assim como a sua manutenção. Imagina reparar uma peça que faz parte desse sistema da suspensão.

A dica é: se você gosta de competições de mountain bike por etapas e pedalar em trechos técnicos, ela é uma boa escolha.

E agora, qual escolher?

Antes de qualquer decisão é necessário você entender qual é a mountain bike que realmente irá ser vantajosa para seu treino e/ou competições. Considere o lugar que você mora, os tipos de competições que participa, se possuem percursos técnicos, se são etapas ou acontece em apenas um dia.

Bom, agora já deu para conhecer os detalhes que diferenciam os dois modelos de mountains bikes e os tornam bem característicos. Aproveita e conheça também a nossa loja virtual MxBikes clicando AQUI, a melhor loja para ciclistas de todo o Brasil.

Conheça a Mx Bikes

Posts Relacionados
Promoções MX
REDES SOCIAIS
Informe seu e-mail e receba notícias e novidades
MX Bikes Comercio Artigos Esportivos Eireli - ME | CNPJ: 08.933.109/0001-93 | Rua Sem Denominação 210 - Contenda São José dos Pinhais - PR CEP. 83115-970
Copyright 2007-2015 mxparts.com.br. Todos os direitos reservados.