Home > Dicas > Roupas para pedalar – qual a que você precisa? Parte 2
Roupas para pedalar – qual a que você precisa? Parte 2
12/11/2020
Dicas

Por Camila Suota

Continuamos a falar sobre as roupas para ciclismo nessa segunda parte, onde a ênfase será nas roupas corta vento de ciclismo, jaqueta de ciclismo, a bandana, a meia de ciclismo e o macaquinho feminino.

  • Se você não viu a primeira parte, clique aqui.

E aproveite para tirar todas as suas dúvidas sobre as roupas de ciclismo.

Como já deu para entender, ciclistas iniciantes vivem uma transição das roupas convencionais para as específicas de ciclismo. Logo, ciclistas que estão a mais tempo e gostam de competir buscam por roupas de ciclismo específicas para quem quer um ganho na performance e ainda assim aliar o conforto.

Sendo assim, vamos conhecer agora algumas peças de roupas muito utilizadas pelos(as) ciclistas e porque eles usam.


Corta vento de ciclismo

Sabe aquele dia com vento gelado? Então, o corta vento de ciclismo pode te ajudar. Ele é um tipo de roupa muito utilizada pelos(as) ciclistas em dias frios.

A função do corta vento é proteger o ciclista do vento gelado que bate diretamente ao seu corpo durante a pedalada. A ideia é realmente cortar o vento através de tecidos que proporcionam essa situação.

Além disso, o corta vento ajuda a manter a temperatura corporal do ciclista em dias frios, além de garantir conforto para que eles(as) possam pedalar de maneira mais confortável no frio.

Muitos ciclistas iniciantes não conhecem esse tipo de roupa. Sendo assim, é interessante saber que o corta vento para ciclistas tem um tecido fino e é leve, mas não se preocupe e nem se assuste ao ver pela primeira vez, porque essa peça é fantástica e cumpre muito bem com seu objetivo que é cortar o vento.

Sei que nós ciclistas passamos pelo dilema muitas vezes de decidir com qual roupa sair para pedalar. Escolher uma mais quente ou não? Isto pelo fato de passar frio sem se agasalhar ou passar calor durante o pedal por conta do exercício físico, afinal nossa temperatura corporal sobe.

Pensando nisso e já que aqui no Brasil o frio é mais ameno, o corta vento é muito útil mesmo sendo um tipo de roupa fina e leve, mas que protege do frio e não vai fazer você passar calor.

Outro detalhe legal desse tipo de roupa é a praticidade, diante da facilidade de guardar no bolso da camiseta de ciclismo se caso sentir que não é necessário mais usar durante o pedal.

Mas lembre-se o corta vento protege do vento e não da chuva, não confunda achando que ficara ileso da chuva. Em relação a isso, é interessante verificar na hora de adquirir um  o tipo do tecido porque existe corta vento com tecido impermeável.

Jaqueta de ciclismo

Em relação as jaquetas de ciclismo feminina ou masculina, elas são mais utilizadas no inverno onde o frio é mais rigoroso. Elas possuem um tecido mais grosso quando comparada ao corta vento. Além disso, garante mais proteção, conforto e o tecido é mais eficiente contra o frio.

A função da jaqueta de ciclismo é manter a temperatura corporal do(a) ciclista e proteger do frio. Algumas jaquetas protegem da chuva também por ter um tecido impermeável.

Se você mora na região mais fria do Brasil, esse tipo de roupa é indispensável.

Na loja virtual Mx Bikes você encontra modelos de jaquetas da Mauro Ribeiro com tecidos felpados, gola, barras com elastano que não deixa a jaqueta sair do lugar, detalhes reflexivos e zíper. Além disso, existem as tecnologias de proteção contra raios solares, sistema bacteriostático, de ação contra microrganismo e agentes poluentes, diminuindo assim o risco de alergias e doenças de pele.

Macaquinho de ciclismo feminino

O macaquinho de ciclismo é a roupa dedicada para as mulheres ciclistas. Esse tipo de roupa é legal por ser uma peça única, é como se fosse a união da bermuda e camiseta ciclismo em uma peça só.

Por ser uma peça única, ela mesmo já combina e se tem uma coisa que as ciclistas gostam de fazer é combinar as peças de roupas para pedalar. Além disso, proporciona um ajuste perfeito no corpo da ciclista e o conforto é garantido.

As mulheres também gostam muito do macaquinho de ciclismo porque não existe elástico na linha da cintura, ou seja, não aperta e não incomoda.

Outro diferencial desse tipo de roupa é que deixa a ciclista em cima da bicicleta ainda mais bonita. São realmente os queridinhos da maioria...

Manguitos e pernitos de ciclismo

Os manguitos e pernitos são ótimos para quem não quer usar uma camiseta de manga longa ou uma calça de ciclismo porque acredita que vai passar calor durante o pedal.

A grande vantagem de utilizar essas peças de roupas de ciclismo é pela praticidade de tirar e guardar nos bolsos da camiseta e é logico de não ficar com frio durante a pedalada.

Normalmente quando se sai muito cedo de casa, o clima está friozinho e para esquentar um manguito ajuda bastante e para não ficar com as marcas do sol. Afinal, existem os manguitos com tecidos mais voltados para dias frios e quentes, assim como os pernitos.

Bandana, luvas e meias de ciclismo

Além de todas as roupas acima, ciclistas utilizam bandanas e meias apropriadas para o ciclismo.

Bandana: são utilizadas para proteger a região da cabeça e o pescoço do frio e do sol, assim como absorve o suor. Outra vantagem é a utilização da bandana para proteger o rosto do frio gelado, que é o caso de ciclistas que sofrem de sinusite.

Luvas para ciclistas: as luvas são utilizadas como proteção da região das mãos, tanto pelo fato do impacto que as mãos e braços sofrem diante dos diferentes terrenos e como proteção durante quedas. Em relação as quedas, é normal colocarmos primeiro as mãos no chão. Então, as luvas protegem e evitam escoriações.

Meias de ciclismo: ajuda a não inchar os pés durante a prática do ciclismo, pois é normal que isso possa acontecer devido ao aumento da circulação sanguínea. São meias apropriadas para usar com a sapatilha de ciclismo, são resistentes nos calcanhares e ponta dos pés, região que pode causar mais atrito. Além disso, proporciona maior liberação e absorção de umidade.


Bom, agora você já conhece sobre as roupas para pedalar. Espero que esse post tenha ajudado quem está começando no ciclismo e quem tem interesse em conhecer melhor sobre as roupas de ciclismo. Aproveite e conheça também nossa loja virtual Mx Bikes clicando aqui, lá você encontra variedades em roupas para pedalar e o melhor custo benefício do Brasil.

Posts Relacionados
Promoções MX
REDES SOCIAIS
Informe seu e-mail e receba notícias e novidades
MX Bikes Comercio Artigos Esportivos Eireli - ME | CNPJ: 08.933.109/0001-93 | Rua Sem Denominação 210 - Contenda São José dos Pinhais - PR CEP. 83115-970
Copyright 2007-2015 mxparts.com.br. Todos os direitos reservados.