Manter a lubrificação da bicicleta é de extrema importância em qualquer modalidade. Graças aos lubrificantes, a qualidade de seus pedais é assegurada. Isso por que a função deles é manter a transmissão da bicicleta em dia, garantindo trocas macias e precisas (se os câmbios e trocadores estiverem ajustados, é claro). Confira um pouco mais sobre os óleos lubrificantes para bike a seguir.
Os lubrificantes para corrente bike são indispensáveis para manter a transmissão funcionando bem, com menos ou sem ruídos e um auxílio para maior eficiência nas trocas de marchas.
Um lubrificante bike possui um funcionamento bem simples. A capacidade em manter a bicicleta com o funcionamento em dia é um dos principais motivos dos lubrificantes bicicletas possuírem uma composição voltada para a melhor durabilidade das peças bike, ou seja, a real função de um óleo lubrificante bike é manter a sujeira afastada dos elos da corrente bike, ajudando a impedir o acúmulo de sujeira entre os elos, causando ruídos e aumentando as folgas que acabam diminuindo a durabilidade da corrente e consequentemente das demais peças bike.
Aplicar o lubrificante corrente bike por um determinado período, já ajuda muito na durabilidade das peças bike, além é claro de permitir que as trocas de marchas sejam realizadas de modo mais suave, sem ruídos e com mais eficiência.
Ainda existem lubrificantes bicicleta que permitem o uso em condições específicas de clima ou tipo de terreno de uso da bicicleta, mas a grande maioria das marcas já tem especificado isso nas composições ou ainda desenvolvido óleos lubrificantes mais versáteis, que permitem o uso em climas e ambientes úmidos e secos, que permitem que cada ciclista obtenha ainda mais qualidade para pedalar em diferentes situações sem se preocupar com a remoção do lubrificante corrente antigo e aplicar o novo.
Alguns lubrificantes possuem indicações de viscosidade ou densidade, mas isso se aplica muito para os ciclistas mais extremos de modalidades específicas ou ainda para quem utiliza a bicicleta em péssimas condições de terrenos sujos ou ainda de umidade, como lama, passar em excesso por dentro de riachos, rios ou ainda ao pedalar na neve.
A maioria dos lubrificantes corrente comercializados no Brasil não possui classificações quanto à densidade ou viscosidade, sendo que as principais classificações são em relação à condição de uso (úmido, seco ou ambos) e da composição (teflon® ou cera)
Existem vários compostos que formulam os óleos lubrificantes corrente, então é sempre bom estar atento às suas preferências ou necessidades na hora da escolha.
A função não é muito difícil de compreender, afinal o próprio nome já diz a sua função. Mas o problema é que aí entra uma grande questão - existem diferentes tipos de lubrificantes, e isso por muitas vezes pode confundir a cabeça dos ciclistas. Então o importante é saber o que exatamente cada tipo de lubrificante faz para que você possa escolher o lubrificante corrente correto para utilizar na sua bike e a gente te dá uma força nessa, confira a seguir:
A função é simples, mas de extrema importância para ajudar a manter a bicicleta em dia com maior qualidade ao pedalar e sem dores de cabeça ao ter que trocar peças bike antes do esperado.
Os lubrificantes corrente bicicleta possuem algumas diferenças em suas composições, o que faz com que cada um deles a obtenção da eficiência em um determinado clima ou condição de terreno seja atingida com maior qualidade e eficiência. Por isso, é necessário entender qual a finalidade de uso sua, especialmente em casos de multi uso da bicicleta, como por exemplo: estradões, deslocamentos e uso urbano, que são condições muito diferentes que podem acontecer com uma mesma bicicleta.
Tecnicamente destinado para o uso em situações de climas úmidos ou para que a corrente fique protegida contra o excesso de umidade, os lubrificantes corrente possuem em geral uma composição mais recheada de compostos que possuem uma melhor afinidade contra a água - os chamados hidrofóbicos.
Isso quer dizer que além da lubrificação eles impedem que a água penetre entre os elos da corrente bike e carregue junto sujeira, aumentando os atritos, gerando ruídos e diminuindo a durabilidade da corrente bike, cassete e coroa bike.
Em contrapartida, em geral esse tipo de lubrificante úmido simples tem um problema - a durabilidade. Mas existem também os lubrificantes úmidos à base de cera, que já ajudam bastante na qualidade da durabilidade e resistência do uso.
Nos lubrificantes úmidos simples, como sua composição é apenas hidrofóbica, a tendência de ser consumido durante o uso é muito maior, já que o atrito gerado entre peças bike, sujeiras e umidade acaba tornando a resistência de uso inferior, chegando na melhor das hipóteses em produtos de alta gama de cera a cerca de 200 km por aplicação no máximo em condições de umidade.
No contraste em relação aos lubrificantes secos de cera, a durabilidade nesse caso é equivalente, mas há uma ressalva - lubrificantes úmidos em climas secos grudam muito mais sujeira que um seco, assim como o inverso é propício de ocorrer.
Diferente do lubrificante úmido, os óleos lubrificantes secos para bike contém agentes que podem apresentar maior durabilidade em relação à quilometragem. Isso acontece pois como não precisa existir componentes na formulação hidrofóbicos, os demais acabam por compensar o fator de atritos contra poeiras e oleosidades.
Um lubrificante seco é ideal para condições de uso em climas com menor umidade, evitando que a poeira entre em contato com as peças bike, ou seja, apenas protegendo contra poeira e sujeira secas, já que a umidade ou água acaba removendo o lubrificante das peças bike, desfazendo a capacidade de lubrificação.
Alguns tipos de lubrificantes ainda contém uma formulação à base de cera, que possibilitam um uso maior em relação à durabilidade de uso, assim como em relação à umidade, já que a camada de cera que fica entre as peças protege contra a entrada de sujeira e de umidade, favorecendo a qualidade na lubrificação entre as peças bicicleta.
Vale a pena sempre estar atendo na hora da escolha do lubrificante seco, para saber se a composição está de acordo com a sua necessidade, já que alguns óleos lubrificantes de cera acabam acumulando uma quantidade um pouco maior de sujeira que os normais. Mas a durabilidade em relação à uso de quilometragem é sempre um pouco superior, devido à pouca sujeira que se acumula ao longo dos quilômetros.
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