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Como se preparar mentalmente para uma corrida de bike
24/07/2018
Dicas

É fácil começar a treinar ciclismo e se preocupar apenas com seu físico, rotina de treinos e alimentação antes dos grandes desafios. Muita gente pensa que a preparação mental é usada apenas para os grandes atletas de elite e que eles não têm nada em comum com você.

Depois de mais de nove anos pedalando, a autora do blog Woman Who Cycle, Nicola, participou de algumas corridas e reparou que sempre ficava nervosa antes delas. “Eu nunca soube como superar esse medo, apenas aceitava e tinha que lidar com o sentimento”, diz Nicola. Ela também achava que a ansiedade era mais uma característica feminina, até ouvir o campeão nacional de ciclismo de estrada Luke Durbridge dizer em uma entrevista que estava tremendo na linha de chegada. “Isso me fez sentir menos sozinha”, complementa ela.

Como você lida com os nervos e a insegurança? Se ainda não pensou sobre isso está na hora de começar. Segundo a Psicóloga Danyê Lorusso, responsável pelo acompanhamento pré, durante e pós jogo de vários atletas de futebol americano em Curitiba, a ansiedade é algo normal.

“Faz parte da constituição do sujeito. Ela [ansiedade] vem de tudo que a gente não tem controle, não tem resposta, não conhece, não tem certeza ou coloca muita expectativa”. Diz Danyê. “A ansiedade gera angústia, que é retroalimentada pelo medo e insegurança. Isso faz parte do ser humano, até porque não tem como ter controle e resposta para tudo.”

Segundo ela, existem técnicas que minimizam os efeitos da ansiedade no corpo e são bem fáceis de usar. Confira abaixo algumas delas.

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1. Técnica da Atenção Concentrada/Atenção Plena

Essa técnica consiste em focar no aqui e agora. Como vimos, a ansiedade é resultado de tudo que você não pode controlar, como qual vai ser seu desempenho na prova e se você vai atender às suas expectativas e expectativas do público. Isso faz com que você se transporte para um tempo futuro, pensando no que irá acontecer a seguir e se preocupando por antecedência.

Segundo a psicóloga, a saída é viver um momento de cada vez. Busque focar no seu momento, esperando que as coisas aconteçam para lidar com elas uma a uma.

Tente tirar seu pensamento do futuro e focar no agora. Suas mãos estão suando? Limpe-as. Não está conseguindo pensar direito? Respire algumas vezes para oxigenar seu cérebro. Falando nisso, respiração é nosso próximo tópico, já que é algo importante para te deixar mais tranquilo(a).

2. Técnica de respiração 4x4x4

Algumas técnicas de respiração são muito usadas para te manter relaxado e aliviar a tensão e estresse. Uma delas é a técnica de respiração 4x4x4.

Essa técnica consiste em inspirar lentamente por quatro segundos, manter os pulmões cheios por outros 4s, expirar em 4s e manter os pulmões vazios por mais 4s.

O ideal é aplicar essa técnica de 5 a 7 minutos antes da prova ou situação em que você sabe que pode ficar tenso. Isso vai te ajudar a chegar no “aqui e agora”, te mantendo focado no seu corpo e no que ele está te transmitindo.

Essa técnica também é muito ligada a yoga, auxiliando inclusive na hora da meditação.

Veja ainda:

3. Se prepare antes da prova

Já vimos que a ansiedade está diretamente ligada a insegurança. Para diminuir esse sentimento uma ótima saída é preparar seu corpo para as provas que você quer participar. Criar uma rotina de treinos e ter uma alimentação adequada vai te deixar mais seguro de si.

Além disso você pode pesquisar sobre a prova, os locais por onde irá passar e até dar algumas voltas por lá antes da competição. Saber qual é o percurso e os obstáculos também vai te tranquilizar e te ajudar a se preparar antes da competição.  

4. Converse sobre isso

Externar esse sentimento também pode te ajudar a se sentir mais seguro(a). Já reparou que quando você conversa com alguém sobre seus medos e aflições, parece que tira um peso das costas? Você consegue sentir fisicamente esse alívio de tensão.

Você pode conversar com a sua esposa, marido, amigo, ou qualquer outra pessoa próxima que possa te oferecer segurança dizendo algo como “você consegue”.

Você pode optar por conversar com um psicólogo. É importante ter um acompanhamento profissional para cuidar das suas emoções - ele vai te ajudar a balancear sua vida pessoal e profissional, atuando quase como um técnico. Além disso, o profissional vai te ajudar a achar o melhor que há em você e sem dúvida, melhorar sua performance.   

5. Um bom planejamento cai bem

Na noite anterior, visualize como será seu dia e o que você vai precisar levar ou fazer. Um planejamento pode te deixar bem mais tranquilo, afinal é melhor deixar tudo organizado antes do que sair correndo, atrasado, procurando sua roupa de ciclismo no armário e suas meias preferidas que parecem ter sumido.

Prepare seus géis de carboidrato, seu equipamento, seu kit hidratação, sua bicicleta, sua rotina do dia e quaisquer outros aspectos que precisam de planejamento. Ensaie mentalmente esses passos antes de adormecer e fique tranquilo para focar na competição e no seu desempenho.

6. Seja seu próprio fã clube

Quando você está se preparando para um competição e passando por etapas dolorosas do treino é normal ser um pouco duro e crítico consigo. Alguns estudos mostram os benefícios de falar com você mesmo enquanto pedala, frases como “força”, “você consegue” e “você pode fazer isso” realmente vão te fazem ir mais longe e ultrapassar seus limites. Se você não puder pensar tão rápido quanto gira os pneus, pode desenvolver um mantra para cantar ou repassar na cabeça enquanto deixa os pensamentos ruins de lado.


E você, como é afetado pela ansiedade antes da competição? Tem alguma técnica que te ajuda a relaxar e manter a mente focada? Conte para a gente nos comentários abaixo.

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