Home > Bicicletas > Qual é melhor: 1, 2 ou 3 coroas?
Qual é melhor: 1, 2 ou 3 coroas?
18/01/2018
Bicicletas

Se escolher o sistema de marchas e quantidade de Coroas na bike já é difícil para quem está descolado no ciclismo, imagine para quem está começando. A verdade é que algumas informações podem te ajudar nessa missão, além de tirar dúvidas que parecem cabeludas, mas são bem simples.


Entre número de dentes, diâmetro da coroa, tamanho da corrente, marca e finalidade, é bem fácil de se perder montando seu próprio sistema. E por incrível que pareça, várias dúvidas surgem quando o assunto é coroa: “Qual a quantidade ideal de coroas para minha bike?”, “Se eu diminuir as coroas, vai faltar marcha para subida ou descida?”, “o que a coroa influencia na vida útil do meu sistema?”.


A MXBikes está aqui para tirar essas dúvidas. Confira agora as respostas para as dúvidas frequentes sobre a coroa.

Como escolher a quantidade de coroas ideal para mim?

Para começo de conversa, você precisa pensar em qual a funcionalidade que vai dar para sua bike, ou seja, quais modalidades se interessa mais em praticar? Isso vai fazer diferença na hora de escolher a quantidade de coroas para sua bike.


Atualmente os fabricantes estão diminuindo o número de coroas nas bikes e existem alguns motivos bem plausíveis para isso.


Um deles é o cruzamento da corrente. Mesmo em uma bicicleta que tenha várias opções de marchas, é difícil você usar todas de fato. O motivo é conhecido: o cruzamento da corrente pode diminuir a vida útil do sistema. Sendo assim, os fabricantes resolveram diminuir o risco de acontecer esse problema, tirando uma ou duas coroas dos seus modelos de bike.

Além do cruzamento da corrente, outro motivo bem óbvio para diminuir a quantidade de coroas está no peso. Com apenas uma coroa, não há necessidade de passador no câmbio dianteiro e o peso da bike diminui - isso faz diferença na hora de adquirir velocidade.


Levando em consideração essas informações, junto com a modalidade que pratica, junte os pontos: Se você participa de trilhas e competições altamente técnicas que precisam de bastante agilidade para troca de marchas, você deveria pensar em adotar uma coroa.


Se você é um ciclista versátil, que curte mesclar longos treinos em estradões de mais de 100km e também pedalar nas trilhas, é aconselhável usar duas coroas.


Se você gosta de passear, realizar cicloviagens longas e com pouca técnica, passa a maior parte no estradão, o ideal pode ser um sistema tradicional de três coroas.

Mas como ter a certeza disso?

Você pode fazer um teste calculando as velocidades máximas e mínimas que pode alcançar usando cada uma das quantidades de coroas, dessa forma vai ter certeza de não precisar usar a expressão “vai faltar marcha”.


O redator Fernando do blog Aventrilha explica como isso funciona de uma forma bem simples e didática, como veremos a seguir. Basicamente, disse que algumas calculadoras na internet podem calcular o máximo e mínimo de velocidade de acordo com seu sistema de marcha, mas com alguns exemplos simples é mais fácil de entender.


Considerando uma rotação de 90rpm e um Cassete de 11-42, de acordo com a quantidade de coroas, sua velocidade ficaria assim:

E quanto à vida útil do meu sistema?

O mais importante ao se observar antes de escolher um sistema, com a quantidade de coroas e cassete ideal é o tamanho da corrente que vai percorrer os pinhões. Por exemplo, se você optar por usar um cassete com 11 velocidades, precisa de uma corrente compatível para 11 velocidades.

Uma corrente menor pode torcer demais, tensionar e ficar sob mais pressão do que foi feita para aguentar. Assim pode arrebentar e causar um transtorno na hora do seu treino, portanto tome cuidado na hora de comprar as peças de bike para o seu sistema.


Para ter uma ideia melhor se você está ou não tensionando demais sua corrente, dê uma olhada na imagem ao lado. Ela mostra as formas corretas e incorretas de combinações de marchas de acordo com a Coroa e Cassete.

Posts Relacionados
Bicicletas
Câmbio, marcha e cadência
24/10/2017
Nesse post iremos comentar um pouco sobre marcha, coroa e cadência, de forma a auxiliar os novos ciclistas com dicas para melhorar sua performance otimizando a utilização desses elementos.
ver mais
Dicas
10 coisas que todo adulto que anda de bike precisa ter
03/10/2017
Você cresceu e se tornou um adulto ciclista. Saiba quais são os itens que todo adulto que anda de bike precisa ter.
ver mais
Equipamentos
17 coisas para aumentar sua segurança, conforto e estilo pedalando
01/12/2017
Se prepare para conhecer 17 itens que vão te ajudar a externar seu estilo na sua bike e aumentar muito a segurança e conforto durante os pedais.
ver mais
Equipamentos
Top 5 sapatilhas Shimano para MTB
31/08/2017
Conheça cinco modelos de sapatilhas Shimano mais escolhidos pelos ciclistas que buscam maior performance e conforto no Moutain Bike.
ver mais
Promoções MX
REDES SOCIAIS
Informe seu e-mail e receba notícias e novidades
MX Bikes Comercio Artigos Esportivos Eireli - ME | CNPJ: 08.933.109/0001-93 | Rua Sem Denominação 210 - Contenda São José dos Pinhais - PR CEP. 83115-970
Copyright 2007-2015 mxparts.com.br. Todos os direitos reservados.