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Bombas de Ar em até 12x sem juros

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Conheça aqui um pouco mais sobre as bombas de ar para bicicleta

Prática. Essa é uma das maiores definições que uma bomba de ar pode ter. Seja na sua casa ou durante um pedal, uma bomba de ar é um dos acessórios de maior importância para qualquer ciclista, seja por necessidade, seja por precaução. Independente da modalidade praticada, ter uma bomba de ar, auxilia em diversos momentos e situações.


bombas de ar

Inventadas por volta de 1860 para inflar as bolas de futebol e adaptadas posteriormente por John Dunlop para as bicicletas, as bombas de ar possuem um funcionamento simplificado, que permite comprimir o ar externo em uma câmara que o pressuriza e o envia pela válvula para dentro da câmara de ar ou do pneu diretamente.

Como escolher a bomba de ar ideal?

Em primeiro lugar é necessário entender as diferenças entre esses itens e o que eles se propõe a fazer. Isto porque por mais que a função seja a mesma - a de inflar, existem diferentes tipos de bombas de ar para bike e diferentes tipos de válvulas.

As válvulas de ar

Um dos cuidados que se deve ter ao escolher a sua bomba de ar, é a compatibilidade com o modelo de válvula de ar que a sua câmara de ar ou pneu possui. Entenda as diferenças entre as duas e identifique com facilidade a sua:

bombas de ar

Válvula Schrader

Muito comum e amplamente utilizada, este modelo de válvula é mais antigo e sua compatibilidade é muito maior com as bombas de ar de qualquer tipo, inclusive as de postos de gasolina e borracharias. É a famosa válvula ou Bico grosso, e justamente por ser a mesma utilizada em carros, a facilidade em encontrar alguém que possua uma bomba de ar nesse caso é muito maior. Não necessitam de adaptadores e são mais robustas, ideais para modalidades mais extremas ou para a cidade e/ou aros mais grossos.

bombas de ar

Válvula Presta

Mais finas que as válvulas Schrader, esse modelo é ideal para modalidades como o ciclismo de estrada, que necessidade maior segurança em relação ao uso dos pneus, que são mais finos e são enchidos com até três vezes mais pressão que nas Mountain bikes. Além disso, os aros e rodas das bicicletas também mudam muito, sendo a compatibilidade da válvula na maioria das vezes adequada para o tipo de bike e suas modalidades, e são ideias para aros finos.

As diferenças entre as bombas de ar - quanto ao tipo da bomba

Sabendo qual o tipo de válvula que sua bike possui, fica mais fácil escolher o tipo de bomba de ar. Mesmo que muitas bombas já venham com adaptadores para os dois modelos de válvulas, a situação para o uso da sua bomba de ar, é essencial.

bombas de ar

Bomba de mão

Normalmente menores, as bombas de ar de mão, permitem o carregamento junto aos quadros e canotes das bicicletas de forma simples e prática. Dependendo do tamanho, a bomba de ar, chega a ser tão pequena, que pode ser carregada nos bolsos das camisas de ciclismo com tranquilidade. Alguns modelos possuem indicadores de pressão ou manômetros, que auxiliam na calibragem ideal para seus pedais. Esse modelo é indicado para qualquer tipo de modalidade e para quem pedala deve ser um item indispensável, já que mesmo em trajetos curtos, imprevistos podem ocorrer, e a praticidade ao carregá-las é muito maior.

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Bombas de ar de chão ou pé

Maiores, mas com capacidade de otimizar o processo de encher os pneus e câmaras de ar com muito mais facilidade, as bombas de ar de chão são uma boa pedida para quem possui oficina ou quer mais praticidade para encher os pneus antes de sair de casa em cada pedal, com muito mais facilidade. O tamanho do cilindro de ar nos modelos mais básicos é muito maior que nas bombas de mão, por isso, inflam com maior rapidez, e a alavanca maior, minimiza a quantidade de bombadas e de esforço físico. Em contrapartida, são grandes e pouco viáveis de serem carregadas junto aos quadros das bicicletas.

As diferenças quanto à fabricação

As bombas de ar não possuem diferenças apenas em relação aos modelos, mas também quanto à sua fabricação. Alguns modelos contam com cilindro interno da câmara de inflar em plástico, outros modelos em alumínio. Isso está ligado à durabilidade e a resistência quanto ao uso nas mais diversas modalidades. Algumas possuem manômetros para melhor visualização da quantidade de pressão ideal e outras conseguem encher os pneus ou câmaras de ar mais rapidamente com Double Pump - sistema duplo, ou seja independente do sentido em que o cabo estiver sendo forçado ele irá enviar ar para dentro do pneu. Verifique com atenção esses detalhes, eles podem ajudar bastante.

Cartuchos de CO2

Rapidez para encher o seu pneu. Essa uma das propostas dos tubos de CO2. Com funcionamento simples, as também chamadas bombas de CO2 auxiliam ciclistas que necessitam de rapidez para encher os pneus, e nesse caso, a grande maioria que utiliza o sistema de CO2 também utiliza o sistema tubeless e/ou realiza provas mais intensas, onde qualquer segundo é importante. A carga de cada cartucho, infla o pneu muito mais rapidamente que uma bomba de ar, quase instantaneamente. Em contrapartida, a praticidade tem um custo mais elevado, e são poucos os lugares que realizam a recarga desses itens.

Por isso, ao utilizar uma bomba de CO2 é essencial saber que normalmente esses tubos serão descartados, e por isso, a praticidade tem um custo mais alto. Além disso, ao realizar a passagem do sistema de pneus com câmaras de ar para o tubeless, durante a montagem é necessário inflar o pneu mais rapidamente, assim a fixação junto à borda do ar é mais precisa e impede vazamentos e perdas de selantes, por isso, é recomentado a utilização de bombas de CO2 para realizar esse procedimento de montagem, devido à rapidez de funcionamento delas.


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Cuidados ao utilizar a sua bomba de ar

Por mais que pareça estranho, encher um pneu de bicicleta não é tão simples assim. Exige um certo cuidado, afinal, ao tentar encher o pneu da sua bike colocar muita pressão dependendo da sua modalidade pode ser prejudicial, ou ainda ao posicionar de forma errada o bico da bomba na válvula pode ser o fim do seu pedal, já que ao fazer força durante o enchimento, a válvula pode entortar, ou no pior caso pode rasgar junto à câmara de ar. Por isso, o cuidado deve ser sempre redobrado, se você não está em uma competição, trocar sua câmara ou encher seus pneus deve ser feito com cuidado, afim de evitar prejuízos maiores em uma situação bem simples.

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Confira nosso vídeos sobre Bombas de ar: