Conheça nossa loja de Motocross, clique aqui Aproveite: Primeira troca grátis.
Seu carrinho de compras está vazio

Freios em até 12x sem juros

Freio a disco hidráulico Dianteiro Shimano BLM315 Freio a disco hidráulico traseiro Shimano BLM315 Freio a disco hidráulico traseiro Shimano BLM365 Freio a disco hidráulico Dianteiro Shimano BLM365 Freio Shimano V-Brake M422 Altus Sapata Alligator para Freios de Estrada Speed Sapata Refil Alligator para Freios de Estrada e Aros de Carbono Sapata Refil Alligator para Freios de Estrada Freio a Disco Hidráulico Dianteiro/Traseiro Absolute HD-M310
Indisponível
Freio a disco hidráulico traseiro Shimano M365
Indisponível
Sapata Alligator para Freios V-Brake
Indisponível
Freio a Disco Hidráulico Dianteiro Shimano SLX BR-M7000
Indisponível
Freio a Disco Hidráulico Traseiro Shimano SLX BR-M7000

Conheça um pouco mais sobre este importante componente, os Freios

Pedalar é uma atividade física versátil, que permite escolher entre diversas modalidades, que serve de transporte, traz inúmeros benefícios para a saúde, pode ser realizado sozinho ou em grupos, entre tantos outras qualidades. Mas além de pedalar, também é necessário parar e nesse sentido, parar significa frear.

Criados bem depois das bikes...

Quando a primeira bicicleta surgiu, a ideia era apenas de diversão, mas como toda diversão eram necessários alguns aprimoramentos, isso porque quando passou a ser utilizada como transporte, as bicicletas foram responsáveis por muitos acidentes dentro das cidades europeias. O então velocípedes, possuíam rodas grandes e eram muito altas, onde a cada tombo causavam sérios danos físicos aos ciclistas.

A maior dificuldade para quem andava de bicicleta, estava em parar. Só então por volta de 1900, os primeiros sistemas de frenagem foram introduzidos. Colocados diretamente nos cubos das rodas, a frenagem acontecia apenas em uma das rodas, mas já auxiliava muito a parar a bike.



A evolução dos freios

Com toda a evolução das bicicletas, os componentes precisaram evoluir para acompanhar a performance. Os freios também foram evoluindo, se diferenciando cada vez mais e ficando mais precisos e proporcionando maior segurança para quem pedala, independente da modalidade.

Tipos de Freios

Freio Contra Pedal

Muito utilizado nas bikes de transporte pesado, bmx infantis e Beach Bikes, os freios de contra pedal, tem funcionamento simples e custo baixo. Colocado dentro do cubo da roda traseira, ao pedalar para trás, a velocidade é reduzida, gerando a frenagem.

Freio Side Pull

Amplamente utilizado até os dias atuais, o famoso Freio Ferradura, é item presente em Road Bikes de competições. Com funcionamento simples, as sapatas pressionam o aro, mantendo a frenagem mais constante e o baixo peso e custo ainda fazem do freio uma das melhores opções de freios.

Freio Cantilever

Fabricado para as Mountain Bikes, os freios cantilever eram a opção para evitar barro e lama no sistema de ferradura. Praticamente extintos das MTB, o cantilever ganhou espaço junto às ciclocross, que ganharam em leveza e eficiência contra terrenos diversos, sem as preocupações de cortes e machucados dos rotores dos freios a disco.

Freio V-Brake

De menor custo e o freio mais utilizado atualmente nas bikes urbanas e nas de entrada. Com área de atuação no aro todo, os V-Brake conferem boa compressão das sapatas no aro, garantindo boa frenagem. Com manutenção baixa e sistema eficiente este modelo oferece grande compatibilidade com a maioria das bicicletas existentes.

Freio à Disco Mecânico

Recentemente chegados ao mundo das bikes, os freios à disco tiveram certa resistência de muitos ciclistas e até mesmo de organizações. Isso porque os discos poderiam causar danos aos atletas em casos de quedas. Mas a eficiência desse modelo é comprovada e ganhou espaço rapidamente no mercado. Utilizando cabos e conduítes, esse sistema é mais pesado e, em muitos casos a baixa qualidade chega a ter a mesma eficiência que um V-Brake.

Freios Hidráulicos

Podem parecer recentes, mas os freios hidráulicos datam dos anos 90. Utilizados no sistema V-Brake, equipavam bikes de Downhill, e foram adaptados ao sistema de discos facilmente. De grande eficiência, os freios à disco hidráulicos passaram a ser utilizados nos grandes Tours em 2017, consagrando a eficiência desse sistema que utiliza fluido nos cabos, que comprimem as pinças e consequentemente as pastilhas, gerando a frenagem.

Escolha seu sistema de freios

Seja para a alta performance, ou para passeios, os freios são itens indispensáveis para quem pedala. Para quem quer realizar a troca de componentes como sapatas, discos, pastilhas, entre outros, ou mesmo realizar um upgrade nos seus freios, é importante lembrar que os freios possuem sistemas que nem sempre são compatíveis com a suspensão dianteira ou garfo, além do quadro, onde é fixado o sistema de freio traseiro, por isso é imprescindível verificar qual o modelo que se enquadra melhor com as características da sua bicicleta e então escolher seu sistema e garantir proteção para seus pedais.

Só aqui na Mx Bikes, a sua loja de ciclismo online você encontra as melhores marcas e os melhores sistemas de freios para a sua bicicleta com os melhores preços. Consulte nossos especialistas e pedale com segurança e muita qualidade.

Confira mais sobre os comparativos entre os principais sistemas de freios: