Conheça nossa loja de Motocross, clique aqui Aproveite: Primeira troca grátis.
Olá faça seu login!
Meus Pedidos | Lista de desejo | Meus dados
Atendimento ao cliente
Olá faça seu login
Seu carrinho de compras está vazio

Movimento Central em até 12x sem juros

Movimento Central Shimano SM-BB52 Movimento Central Shimano Deore XT BB-MT800 Movimento Central Shimano BB-RS500 68mm Movimento Central Shimano BB-ES25 118mm Movimento Central Shimano BB-ES25 126mm Movimento Central Shimano BB-UN26 117.5mm Extrator Movimento Central Ice Toolz Hollowtech II

Saiba um pouco mais sobre o Movimento Central - peça chave para seus pedais

Considerado por muitos como o coração da bicicleta, o movimento central é o eixo que movimenta o pedivela (conheça mais sobre o pedivela clicando aqui), permitindo o acionamento do sistema de transmissão e colocando as rodas em funcionamento. Apesar de parece simples, esse pequeno componente realmente tem uma função vital na bike, fazer com que pedalar seja efetivo.

Mesmo parecendo um componente simples, o movimento central para bike precisa ser durável e resistente o suficiente para aguentar a força exercida durante as pedaladas, seja por uma questão de força gerada pelos pés e pernas, seja pela absorção dos impactos gerados pelo terreno e transmitidos pelos pé ao pedivela. Colocado na parte inferior do quadro, o movimento central pode ter diversos formatos e tipos de fabricações, que atendem ciclistas que buscam performance ou somente aqueles que desejam se locomover de bicicleta por ai.

O desenvolvimento de novos eixos

Conforme as modalidades foram surgindo, os movimentos centras das bicicletas começaram a ser um grande problema. Isso porque de acordo com cada modalidade a sustentação do ciclista e a força que ele impõe sobre o eixo do pedivela é diferente. Sprinters no ciclismo de estrada, ciclistas de velódromos, atletas de downhill, free ride, trial e mesmo de Mtb passaram a ter locais mais técnicos, subidas mais íngremes e então a força aplicada era tão grande que o eixo acabava quebrando.

Foi a partir desse momento que os fabricantes iniciaram o desenvolvimento de novas maneiras de tornar o movimento central das bicicletas mais fortes, sem alterar a estrutura dos quadros ou dos pedivelas, permitindo que cada modalidade ou tipo de ciclista tivesse condições de realizar seus treinos ou provas com maior segurança e com grande durabilidade na peça.

As adequações e os tipos de movimentos centrais para bikes

Mesmo com o desenvolvimento das novas tecnologias, entender onde e os motivos de utilizar um determinado movimento central para bicicletas é essencial para garantir sua performance e mais durabilidade para esse componente. Confira:

movimento central para bike

Movimento Central com ponta (eixo) Quadrado

Amplamente utilizados nas bicicletas de entrada, em bikes urbanas, ou onde a necessidade de força e suporte sobre o eixo é um pouco menor que em modalidades de maior impacto, o design desse modelo conta com custo inferior aos demais modelos, visto que ao longo do uso, dependendo da força exercida sobre o eixo, pode fazer com que os lados do eixo podem acabar ficando arredondados, impedindo o correto funcionamento desse item, já que o pedivela passa a girar em falso.

movimento central para bike

Octalink I, II, Isis, Howitzer

Criado pela Shimano, esse sistema resolve o maior problema da ponta quadrada, já que conta com engate circular com encaixes múltiplos para o pedivela, garantindo melhor fixação e evitando o giro em falso, além disso, a perda de energia ou força também tem menor chance de ocorrer. Com eixos com a mesma medida, a compatibilidade é total com pedivelas que utilizam o mesmo sistema. Com duas versões, o sistema Octalink, permite que o desgaste da peça seja menor.

movimento central para bicicleta

Movimento central de bicicletas com Rolamentos externos

Este tipo de movimento central não chega a ser nenhuma novidade, já que era utilizado por marcas inexpressivas e sem ter garantia de alta qualidade devido à tecnologia limitada da época em que foi lançado. Porém, com os rolamentos colocados na parte externa do quadro, o tamanho do eixo compatível pode ser maior, e consequentemente mais resistente. Com nomes como Hollotech II, X-type e MegaExo, esse sistema conta com a leveza e a alta compatibilidade como pontos principais para quem busca maior performance.

movimento central de bike

Movimento central padrão Pressfit

Com o rolamento encaixado no quadro por pressão ao invés de roscas, esse movimento central tem a vantagem de diminuir ainda mais o peso das bicicletas em carbono. Os rolamentos nesse modelo podem ter diferentes tipos e localizações de encaixe, que variam de acordo com cada fabricante. No caso da Shimano, o padrão conta com rolamentos externos, que garantem alta compatibilidade com pedivelas que utilizam esse sistema.

Escolhendo o movimento central para a bike

Bicicletas com quadros em ferro, alumínio e carbono, podem utilizar sistemas diferentes de movimento central. Isso ocorre devido ao rosqueamento ou encaixe do movimento no quadro, ou ainda pela necessidade e compatibilidade de um tipo específico. Na hora de escolher o movimento central da bike, é necessário saber qual o material do quadro e também o tipo de encaixe do pedivela, afinal, colocar um movimento central Octalink e ter um pedivela compatível apenas com eixo de ponta quadrada, não funcionará.

Bicicletas com quadros de carbono são mais sensíveis à instalação dos componentes, que se mal colocados ou aplicados com muita força, podem gerar trincas na estrutura da bike próximas da peça. Além disso, a grande maioria dos fabricantes de quadros, evita fazer ranhuras para rosca, que poderiam trincar a peça, portanto a maioria dos quadros são lisos e o movimento central é apenas encaixado no quadro.

Os detalhes da manutenção do movimento central

Realizar a manutenção do movimento central da bicicleta é simples. Lubrificados somente com graxa, que auxilia a impedir o excesso de sujeira entre os rolamentos, afim de evitar ruídos durante os pedais, o movimento central tem apenas um pequeno detalhe quanto à manutenção - a utilização das ferramentas necessárias para retirada e colocação dele, já que cada modelo conta com um tipo de rosca específica. Fique atento à esse detalhe, e não utilize ferramentas incompatíveis com o modelo que sua bicicleta possui, senão além do movimento central, o pedivela e até o quadro podem sofrer danos irreparáveis.


movimento central para bike movimento central para bike movimento central para bike

Só aqui na Mx Bikes, a sua loja de ciclismo online, você encontra as maiores marcas e os melhores movimentos centrais para a sua bike, com garantia de alta qualidade, excelentes preços e condições. Confira.

Saiba mais sobre os tipos de movimento central para bikes

Aprenda como retirar, lubrificar e recolocar o movimento central da sua bicicleta



Cadastre-se e receba ofertas em seu e-mail
Informe um e-mail valido
ATENDIMENTO MX BIKES

Fale com especialistas
(41) 3586-6116

Horário de atendimento
Segunda a sexta: 08:00 as 17:00

Bem vindo à Mx Bikes, a sua loja online de peças e acessórios para os amantes do Ciclismo, MTB, Cicloturismo ou Urbano.

Para se manter sempre atualizado com os lançamentos das melhores marcas, dicas de pilotagem, uso ou manutenção, criamos o Blog da Mx Bikes, um portal feito por ciclistas para ciclistas abordando temas relacionados a nossa paixão: o mundo das bikes

Formas de pagamento
Segurança
Redes sociais
Mx Bikes Comercio Artigos Esportivos Eireli - ME | CNPJ: 22.810.399/0001-09 | Rua Sem Denominação 210 - Contenda – São José dos Pinhais - PR Cep. 83115-970
Copyright © 2007-2015 mxbikes.com.br. Todos os direitos reservados.