Óleos e Lubrificantes para bicicleta
















































Conheça um pouco mais sobre os óleos lubrificantes de Bike
Manter a lubrificação da bicicleta é de extrema importância em qualquer modalidade. Graças aos lubrificantes, a qualidade de seus pedais é assegurada. Isso por que a função deles é manter a transmissão da bicicleta em dia, garantindo trocas macias e precisas (se os câmbios e trocadores estiverem ajustados, é claro). Confira um pouco mais sobre os óleos lubrificantes para bike a seguir.

Os lubrificantes para corrente bike são indispensáveis para manter a transmissão funcionando bem, com menos ou sem ruídos e um auxílio para maior eficiência nas trocas de marchas.
Pra que serve um óleo lubrificante bike
Um lubrificante bike possui um funcionamento bem simples. A capacidade em manter a bicicleta com o funcionamento em dia é um dos principais motivos dos lubrificantes bicicletas possuírem uma composição voltada para a melhor durabilidade das peças bike, ou seja, a real função de um óleo lubrificante bike é manter a sujeira afastada dos elos da corrente bike, ajudando a impedir o acúmulo de sujeira entre os elos, causando ruídos e aumentando as folgas que acabam diminuindo a durabilidade da corrente e consequentemente das demais peças bike.
Aplicar o lubrificante corrente bike por um determinado período, já ajuda muito na durabilidade das peças bike, além é claro de permitir que as trocas de marchas sejam realizadas de modo mais suave, sem ruídos e com mais eficiência.
Ainda existem lubrificantes bicicleta que permitem o uso em condições específicas de clima ou tipo de terreno de uso da bicicleta, mas a grande maioria das marcas já tem especificado isso nas composições ou ainda desenvolvido óleos lubrificantes mais versáteis, que permitem o uso em climas e ambientes úmidos e secos, que permitem que cada ciclista obtenha ainda mais qualidade para pedalar em diferentes situações sem se preocupar com a remoção do lubrificante corrente antigo e aplicar o novo.
Alguns lubrificantes possuem indicações de viscosidade ou densidade, mas isso se aplica muito para os ciclistas mais extremos de modalidades específicas ou ainda para quem utiliza a bicicleta em péssimas condições de terrenos sujos ou ainda de umidade, como lama, passar em excesso por dentro de riachos, rios ou ainda ao pedalar na neve.
A maioria dos lubrificantes corrente comercializados no Brasil não possui classificações quanto à densidade ou viscosidade, sendo que as principais classificações são em relação à condição de uso (úmido, seco ou ambos) e da composição (teflon® ou cera)


Existem vários compostos que formulam os óleos lubrificantes corrente, então é sempre bom estar atento às suas preferências ou necessidades na hora da escolha.
Como funciona um óleo lubrificante bike?
A função não é muito difícil de compreender, afinal o próprio nome já diz a sua função. Mas o problema é que aí entra uma grande questão - existem diferentes tipos de lubrificantes, e isso por muitas vezes pode confundir a cabeça dos ciclistas. Então o importante é saber o que exatamente cada tipo de lubrificante faz para que você possa escolher o lubrificante corrente correto para utilizar na sua bike e a gente te dá uma força nessa, confira a seguir:

A função é simples, mas de extrema importância para ajudar a manter a bicicleta em dia com maior qualidade ao pedalar e sem dores de cabeça ao ter que trocar peças bike antes do esperado.
Quais as diferenças entre os óleos lubrificantes bike?
Os lubrificantes corrente bicicleta possuem algumas diferenças em suas composições, o que faz com que cada um deles a obtenção da eficiência em um determinado clima ou condição de terreno seja atingida com maior qualidade e eficiência. Por isso, é necessário entender qual a finalidade de uso sua, especialmente em casos de multi uso da bicicleta, como por exemplo: estradões, deslocamentos e uso urbano, que são condições muito diferentes que podem acontecer com uma mesma bicicleta.
Lubrificante Corrente Úmido
Tecnicamente destinado para o uso em situações de climas úmidos ou para que a corrente fique protegida contra o excesso de umidade, os lubrificantes corrente possuem em geral uma composição mais recheada de compostos que possuem uma melhor afinidade contra a água - os chamados hidrofóbicos.
Isso quer dizer que além da lubrificação eles impedem que a água penetre entre os elos da corrente bike e carregue junto sujeira, aumentando os atritos, gerando ruídos e diminuindo a durabilidade da corrente bike, cassete e coroa bike.
Em contrapartida, em geral esse tipo de lubrificante úmido simples tem um problema - a durabilidade. Mas existem também os lubrificantes úmidos à base de cera, que já ajudam bastante na qualidade da durabilidade e resistência do uso.
Nos lubrificantes úmidos simples, como sua composição é apenas hidrofóbica, a tendência de ser consumido durante o uso é muito maior, já que o atrito gerado entre peças bike, sujeiras e umidade acaba tornando a resistência de uso inferior, chegando na melhor das hipóteses em produtos de alta gama de cera a cerca de 200 km por aplicação no máximo em condições de umidade.
No contraste em relação aos lubrificantes secos de cera, a durabilidade nesse caso é equivalente, mas há uma ressalva - lubrificantes úmidos em climas secos grudam muito mais sujeira que um seco, assim como o inverso é propício de ocorrer.

Lubrificante Seco

Diferente do lubrificante úmido, os óleos lubrificantes secos para bike contém agentes que podem apresentar maior durabilidade em relação à quilometragem. Isso acontece pois como não precisa existir componentes na formulação hidrofóbicos, os demais acabam por compensar o fator de atritos contra poeiras e oleosidades.
Um lubrificante seco é ideal para condições de uso em climas com menor umidade, evitando que a poeira entre em contato com as peças bike, ou seja, apenas protegendo contra poeira e sujeira secas, já que a umidade ou água acaba removendo o lubrificante das peças bike, desfazendo a capacidade de lubrificação.
Alguns tipos de lubrificantes ainda contém uma formulação à base de cera, que possibilitam um uso maior em relação à durabilidade de uso, assim como em relação à umidade, já que a camada de cera que fica entre as peças protege contra a entrada de sujeira e de umidade, favorecendo a qualidade na lubrificação entre as peças bicicleta.
Vale a pena sempre estar atendo na hora da escolha do lubrificante seco, para saber se a composição está de acordo com a sua necessidade, já que alguns óleos lubrificantes de cera acabam acumulando uma quantidade um pouco maior de sujeira que os normais. Mas a durabilidade em relação à uso de quilometragem é sempre um pouco superior, devido à pouca sujeira que se acumula ao longo dos quilômetros.
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Confira também nosso vídeo sobre as ferramentas para bike:

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