Conheça nossa loja de Motocross, clique aquiAproveite: Primeira troca grátis.
Olá faça seu login!
Meus Pedidos | Lista de desejo | Meus dados
Atendimento ao cliente
Olá faça seu login
Seu carrinho de compras está vazio

Sapatilhas para Ciclismo Speed MX Bikes

Sapatilha Giro Prolight TechlaceSapatilha Absolute TritonSapatilha Giro SavixSapatilha Giro TechneSapatilha Feminina Giro TechneKit Sapatilha Giro + Meia Mauro Ribeiro + Pedal PromendSapatilha Shimano SH-RP100Sapatilha Shimano R078L SpeedSapatilha Shimano SH-RP200Sapatilha Pearl Izumi Race RD III
Indisponível
Sapatilha Shimano RP3

Sapatilhas de Speed

Independente do nível de cada ciclista ou se está focado em realizar competições, treinando ou apenas tentando melhorar para escalar uma montanha gigante, o ciclista de estrada precisa ser rápido, eficiente e estar confortável principalmente para encarar longas distâncias . Com isso em mente as marcas de sapatilhas para speed desenvolvem modelos que procuram entregar o máximo de potência para os pedais da bicicleta sem sacrificar o conforto do ciclista, permitindo pedalar mais rápido e por mais tempo.

As sapatilhas de ciclismo são sempre utilizadas com um par de pedais clip, garantindo a fixação do pé no pedal com conforto e sem perder a potência da pedalada. Nesse ponto em relação às sapatilhas de mountain bike - mtb as sapatilhas para pedalar nas estradas são ligeiramente voltadas para oferecer mais eficiência do que conforto , por isso, muitos ciclistas que praticam as duas modalidades ou migram de uma para a outra sentem a diferença na potência entregue aos pedais, mas também em relação ao conforto.


sapatilha speed

Confira aqui tudo sobre as sapatilhas de speed e escolha a sua

Saiba quais são as principais características das sapatilhas de ciclismo de estrada

As sapatilhas para ciclismo de estrada são desenvolvidas para ter o máximo de velocidade ao pedalar a bicicleta. Leves e com solados que tendem a ser bem rígidos, transferem toda a potência do ciclista diretamente para o pedal. Normalmente possuem um design mais aerodinâmico, ideal para cortar o vento, além de materiais respiráveis que mantém o pé ventilado, ideal para o uso prolongado e até mesmo nos dias mais quentes.

Produzidas com diferentes sistemas de fechamento, garantem o encaixe perfeito junto aos pés de cada ciclista, ideal para favorecer ainda mais a dissipação da energia gerada na hora de pedalar e também o conforto, já que com diferentes sistemas, a pressão exercida sobre o peito do pé pode causar muito desconforto, por isso, a capacidade de personalização nesses sistemas é essencial.


sapatilha para speed

Pedalar clipado na estrada exige um pouco mais de atenção e prática que no mountain bike, isso por que há uma diferença considerável entre a fixação dos tacos da sapatilha para pedalar junto ao pedal clip.

Quais as diferenças entre o pedal clip de mtb e o de speed?

Pedalar clipado pode assustar no início com certeza, mas depois de uma pequena prática se torna até estranho pedalar sem o clip. Mas para os ciclistas que já pedalam usando o sistema na hora das trocas de tacos ou de modalidade, algumas diferenças surgem. A começar pelo tamanho do taco para sapatilha de ciclismo, que para as speed bikes é bem maior que os modelos de mountain bike.

A diferença no tamanho, formato e encaixe é bem maior entre os dois modelos. Mesmo quem pedala de mtb ao utilizar um pedal clip de speed vai estranhar um pouco no início . Isso por que o encaixe conta com um ponto a mais de fixação, ou seja, ao invés ser um encaixe menor na frente e atrás, os tacos de speed contam com um encaixe frontal menor, e um maior em dois pontos na parte de trás, em um formato que lembra um triângulo nas marcas mais utilizadas - Look e Shimano.

Outras marcas utilizam sistemas diferenciados como o Speedplay, mas que ainda não são tão utilizados no Brasil. Conforme a imagem abaixo mostra, a diferença entre os encaixes podem ser gritantes, não somente na relação speed - mtb, mas até mesmo entre os tacos e sistemas de pedais para pedalar. Além disso, cada marca possui diferenças entre os tacos para sapatilha, e é muito importante ficar atento à esse detalhe que pode fazer muita diferença no conforto para pedalar .

  • Na linha de tacos para speed Shimano e Look se encontram tacos com cores diferentes que correspondem à angulação de flutuação do taco, e que você pode conferir um pouco mais acessando aqui.


sapatilha ciclismo estrada

Da esquerda para a direita os tacos de estrada/mtb Shimano, Look (speed), Crank Brothers (mtb) e Speedplay - diferenças consideráveis em relação à como a sapatilha se encaixa no pedal da bicicleta.

Sistemas de fechamentos utilizados nas sapatilhas de estrada

Assim como nas mountain bikes, existem basicamente quatro tipos de fechos para apertar as sapatilhas de ciclismo de estrada: Velcro®, catraca, cordão e disco, confira um pouco sobre cada um a seguir:

sapatilhas de ciclismo

Fecho com velcro®

Quase que todas os modelos de entrada utilizam exclusivamente o sistema de tiras de velcro®, pois são mais baratos e fáceis de ajustar ao pé, oferecendo um ajuste firme no pé, mas podem ser difíceis de ajustar enquanto pedala, caso seja necessário e não oferecem um ajuste preciso. Outra vantagem do sistema de fechos em velcro® é que são leves, por isso que também podem ser encontrados em alguns modelos top de linha.

sapatilhas para road bike

Fecho com Disco

O fecho com disco é o modelo mais almejado pelos ciclistas e utilizados nas melhores sapatilhas do mercado por serem seguros, fáceis de ajustar e a facilidade de mexer enquanto pedala. Portanto ainda existe uma diferença entre alguns modelos, onde os mais simples não soltam a sapatilha tão fácil.

Ainda existem modelos que mesclam diferentes sistemas para agregar mais qualidade, praticidade e capacidade de personalização, além de é claro, da performance. Por isso, vale a pena sempre ficar de olho na hora de escolher o modelo que você mais gosta, já que em muitos casos é possível encontrar diferentes sistemas com preços variados.

Como é o solado das sapatilhas de speed

Como os ciclistas de speed pedalam somente no asfalto e nunca empurram a bicicleta, o solado é desenvolvido para ser o mais leve e rígido possível, para ter o máximo de eficiência, por isso estes modelos não possuem estruturas como os cravos que existem nas sapatilhas de MTB, o que deixa bem liso e desconfortável o caminhar.

Assim como os sistemas de fechos, existe uma variedade de diferentes tipos de solados de sapatilha para speed e com de acordo com o material utilizado, maior o foco em performance ou em conforto, mas os dois ao mesmo tempo vai ser bem raro de encontrar, afinal, o foco é poder ajudar cada speedeiro a ter velocidade sem desconforto, mas não necessariamente com conforto .

O ponto principal de uma sola é a rigidez, isso garante que toda força feita pela perna passe diretamente aos pedais da bicicleta, sem perder energia devido à flexibilidade do calçado, o que é prejudicial para o desempenho e um melhor ganho de velocidade. O segundo ponto é o peso, que como todo o resto, quanto mais leve, melhor, porém, novamente entramos no fator preço e consecutivamente conforto, ou seja, no geral, serão sapatilhas mais caras e também prezarão pela performance ao invés do conforto.

Os modelos de entrada normalmente possuem um solado em plástico, abs ou até mesmo em policarbonato, o que é mais que adequado para quem busca também um pouco mais de conforto, ou que pedala menos tempo ou menor intensidade. Mas ao investir um valor maior e escolher um modelo com solado com composição em fibra de vidro ou até mesmo em carbono, (que é uma mistura entre carbono e plástico) com certeza a diferença para um solado de qualidade maior será perceptível.


sapatilha para road bike

Diferentes materiais nos solados fazem com que a leveza e o desempenho sejam maiores, por isso, é aconselhável analisar qual o nível, quantidade e intensidade de uso você fará da sapatilha de speed para não se sentir tão desconfortável ao pedalar e muito menos ao caminhar com uma.

Só na Mx Bikes o maior site de ciclismo do Brasil você encontra a maior linha de sapatilhas de speed com os melhores preços e condições das melhores marcas, como Shimano, Giro, Absolute e Pearl Izumi, confira.

Confira um pouco mais sobre as sapatilhas de ciclismo em nosso vídeo: