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Pedale com sua bike de forma mais saudável com os monitores cardíacos para ciclismo

Essenciais para quem quer realizar treinos focados mais precisos, os monitores cardíacos são aparelhos de funcionamento conjunto com aplicativos em alguns celulares ou ainda com os receptores em relógios e ciclocomputadores, que facilitam a leitura das informações já no momento exato do uso. Basicamente são cintas - por isso também chamadas de cintas cardíacas, e que são posicionadas na região do tórax, oferecendo assim um melhor posicionamento e captação dos batimentos cardíacos durante a atividade física.

Quais as vantagens de utilizar cinta cardíaca no ciclismo?

Não somente no ciclismo, mas em qualquer esporte, utilizar um meio de monitorar a atividade cardíaca é fundamental. Não apenas com o foco em desempenho, mas também como um controle de limites e para entendimento das reações do seu coração e corpo durante alguns momentos no esporte - inclusive no ciclismo durante sessões de treinos intervalados, treinos de base, subidas, etc... o que ajuda a tornar os treinos mais eficientes ou assertivos para cada ponto de necessidade ou preferência de cada ciclista.

De alta versatilidade, as cintas e monitores cardíacos podem ser utilizados em diferentes esportes, algumas inclusive na natação e em dias de chuva. Cada fabricante monta tecnologias diferenciadas nas cintas, mas em geral o receptor cardíaco funciona da mesma maneira em todos eles, com um sensor que capta os batimentos do coração, transmitindo a informação via Bluetooth® ou ANT+® para algum receptor, gerando praticidade para o uso em muitos aparelhos (inclusive de diferentes marcas) e até mesmo em rolos de treinamento interativos.

Os monitores cardíacos são utilizados como um parâmetro de base em diferentes testes para os mais variados níveis de ciclistas e esportistas, sendo que cada organismo é avaliado por meio desses sensores que informam como estão os batimentos do coração e consequentemente o desgaste do corpo durante o exercício. Por isso, além do monitor ou cinta cardíaca ser utilizado nos seus treinos é importante saber junto a um cardiologista ou médico especializado o que os níveis e faixas cardíacas representam em seu esporte ou modalidade de ciclismo, para então saber como focar melhor nos seus exercícios.


monitores cardíacos

Para quem quer evoluir no ciclismo, investir em um monitor cardíaco é de extrema importância, assim é possível focar em diferentes tipos de treinos da forma mais correta possível.

Como treinar com cinta cardíaca no ciclismo?

Colocar a cinta ou monitor cardíaco e sair por ai não é tão simples assim, é necessário entender o que é possível e o que significam os números valores que podem ser trabalhados nesse ponto. Por isso, o básico é saber que os dois principais números são os batimentos cardíacos em repouso e os batimentos cardíacos máximos, ou seja, verificar o comportamento do seu corpo antes e durante um treino base, nesse caso. Conforme seu nível de atividade aumenta e o organismo se acostuma, o número de batimentos em repouso tende a decair, já que o corpo se torna mais eficiente (e o coração também) em funcionamento e o esforço em bombear sangue acabam sendo menores.

Saber o seu repouso e seu máximo ajudam a definir as chamadas zonas de treinamento ou zonas cardíacas. Cada zona representa um fator dentro do ciclismo. Vamos à elas:

  • Zona 1 - Recuperação

  • Com média de intensidade de 50-60% de sua frequência máxima, a Z1 é a zona indicada para treinos de recuperação de esforços elevados, ajudando a eliminar o ácido lático do corpo. É nessa zona que os exercícios de recuperação ajudam na fadiga e dormências pelo corpo, mas sem exageros, é claro, senão, o que pode acontecer é mais prejudicial ainda ao corpo do que o descanso - o overtraing - e o cansaço não ajudará a recuperar o corpo.

  • Zona 2 - Treinos de Endurance

  • A Z2 ou zona de treinos base ou ainda treinos de endurance é uma zona de intensidade de 60-70% do seu máximo em batimentos cardíacos. É nela que se montam os treinos de base para atingir objetivos maiores, assim como é nele que se tem uma grande queina de gordura. Além da intensidade, é uma zona ainda confortável para suportar longos períodos de atividades enquanto você pedala, conversa e aproveita a paisagem - aqui você treina mais forte que na Z1, mas não tão forte a ponto de sentir desconfortos e é a zona mais utilizada nos treinos base em rolos indoor.

  • Zona 3 - Capacidade Aeróbica

  • Nessa faixa de ritmo, o auxílio para o aumento de sua capacidade aeróbica, força, potência e circulação sanguínea é elevado, já que é um misto entre a aceleração do metabolismo com a zona 2, ou seja, aqui você utiliza de 70-80% da capacidade máxima do seu coração em um treino confortavelmente duro, ou seja, você sente o exercício e seu peso, mas ainda sabe que não é o máximo.

  • Zona 4 - Zona de lactato

  • A zona de intensidade de 80-90% do máximo do seus batimentos cardíacos é também conhecida como zona anaeróbica. É nesse tipo de treino que a capacidade de ampliar o máximo da capacidade da sua performance pulmonar e das altas velocidades por longos períodos reside. Extremamente desafiador - já que não é possível manter essa zona por longos períodos, é ideal para os chamados treinos intervalados devido ao esforço físico realizado, que esgotam rapidamente as reservas de glicogênio no corpo, mas não tanto quanto na zona 5.

  • Zona 5 - VO2

  • Tecnicamente o limite que seu corpo pode atingir. Com faixa de funcionamento de 90-100% do seu batimento máximo, é o tipo mais intenso de execícios, em um esforço onde é possível ficar em média de 3 a 8 minutos por vez. É provável que as pernas queimem enquanto você força a entrada e saída de ar do corpo. Muito intenso, esse tipo de sessão de treino literalmente ajuda no condicionamento do seu coração à levar o sangue rapidamente onde é preciso, tornando você um ciclista mais rápido, resistente e eficiente.


    cinta cardíaca

    Entender o que significam as zonas cardíacas é um excelente começo para melhorar seus treinos em qualquer modalidade - e podem melhorar ainda mais com acompanhamento médico ou um bom check-up.

    Só na Mx Bikes o maior e melhor site de ciclismo do Brasil, você encontra as maiores marcas e modelos de monitores e cintas cardíacas para seus treinos, sempre com os melhores preços e condições, confira.

    Confira também como utilizar as cintas cardíacas e aplicativos no ciclismo indoor em nosso vídeo:


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