Mesmo com todos os avanços tecnológicos essa peça de bicicleta se manteve firme e, há mais de trinta anos permanece no mercado para auxiliar quem procura maior praticidade, não liga para desempenho ou performance, e ainda, quer mais facilidade na hora de pedalar com baixo custo e manutenção quase zero.
As catracas ou rodas livres para ciclismo são pecas bicicleta praticamente anciãs nas bicicletas. Isso porque desde sua criação já se passaram mais de cinquenta anos e, mesmo com a chegada do cassete, esses componentes se mantém nas bicicletas de entrada de forma tranquila, sem serem ameaçados de extinção. Um dos fatores da permanência da roda livre é o baixo custo. Quase metade do valor de um cassete de entrada, as catracas continuam a ser o primeiro contato do ciclista com o mundo das marchas, devido à sua simplicidade de uso e alta resistência e durabilidade.
Em 1920 a maior competição de ciclismo do mundo, fazia com que os ciclistas sofressem com as montanhas no Tour de France. O sistema simples sem marchas, como em uma bike fixa, é excelente para o uso urbano e até mesmo em estradas, mas não é o ideal em relação à alta performance. Foi então que surgiu a ideia de câmbio. As catracas surgiram depois do primeiro sistema criado pela italiana Campagnolo, onde em cada lado da roda tinha um pinhão, e para trocar a marcha era necessário descer da bike e inverter o lado da roda.
Com o câmbio Corsa, as primeiras catracas tinham 3 e 4 pinhões, e as marchas eram trocadas manualmente em uma alavanca presa junto ao quadro na parte posterior. Somente por volta de 1950 que catracas maiores surgiram, para então facilitarem a vida dos ciclistas até os dias atuais, principalmente para quem está aprendendo a pedalar. Por mais que esse item não seja o top utilizado em competições ou mesmo por profissionais e amadores que buscam melhorar suas performances, não há um ciclista sequer que não tenha utilizado uma catraca em sua vida, afinal são nelas que se concentram as velocidades mais comuns em bicicletas de menores aros e de entrada, como 5, 6 e 7 velocidades
Que os cassetes para bicicletas são sistemas mais leves e práticos para quem necessita de performance, ou já treina há algum tempo, não é nenhuma novidade, e, inclusive as principais empresas do mundo sabem disso. Mas porque continuar a produzir catracas? Simples, elas são extremamente funcionais e muito resistentes. Nas mãos de um garotinho que vai trocar de marchas o tempo todo, ou de um jovem que está aprendendo sobre as relações de marchas, as catracas são uma excelente escolha, já que vão aguentar as trocas erradas e vão encaixar as marchas com facilidade, mesmo para os mais indelicados.
Muitos ciclistas mais experientes torcem o nariz para as catracas de bicicleta. Isso porque já conhecem as vantagens de se utilizar um cassete e como utilizar as relações de marchas em pedais mais longos ou em terrenos mais difíceis. Mas para quem está iniciando, as catracas são uma excelente opção, não somente pelo custo, mas pela adaptação ao uso das marchas e suas variações.
Entenda mais sobre as relações de marchas e tamanhos de coroas e cassetes, clicando aqui e aqui.
Compatível com todos os modelos de bikes (salvo as que já têm sistemas de transmissão de 8 ou mais marchas), as catracas são ideais para os iniciantes, já que pela alta resistência que apresentam, otimizam a durabilidade, principalmente quando ciclistas iniciantes esquecem de reduzir as marchas em uma subida, e ai aquele enrosco que acaba forçando todo o sistema não quebra, justamente por ser todo indexado, garantindo menor tração em apenas um pinhão.
Por mais simples que sejam, as catracas necessitam de manutenção regular. Seja para a colocação de lubrificantes, seja para a limpeza e conferência de como estão os pinhões e o encaixe junto ao cubo da roda. Por ser indexada junto ao cubo, as catracas precisam de chaves específicas para serem retiradas do cubo, sendo um pouco mais difíceis de ter a manutenção feita em casa. Mas quanto à lubrificação externa, esta pode ser feita tranquilamente em casa, e observar se ela faz ruídos também é importante, pois este é um indicativo de que ela precisa de uma revisão ou de pelo menos uma limpeza e lubrificação mais profunda.
Só aqui na Mx Bikes a sua loja de peças de bicicleta online, você encontra as melhores marcas de catracas com os melhores preços e condições. Confira.