Conheça nossa loja de Motocross, clique aqui Aproveite: Primeira troca grátis.
Olá faça seu login!
Meus Pedidos | Lista de desejo | Meus dados
Atendimento ao cliente
Olá faça seu login
Seu carrinho de compras está vazio

Pastilhas de Freio

Pastilha de Freio Alligator Shimano Pastilha de Freio Shimano G01A Orgânica Pastilha de Freio a disco Shimano BR-M975 Com Mola/Pino divisor Sapata Alligator para Freios de Estrada Speed Sapata Alligator para Freios V-Brake Pastilha de Freio a disco Shimano XTR BR-M965 Com mola Sapata Refil Alligator para Freios de Estrada e Aros de Carbono Pastilha de Freio Shimano SLX/XT/Alfine G04S Pastilha de Freio Absolute P09 Pastilha de Freio Absolute P03 Pastilha de Freio Shimano G02A XT/XTR/SLX/Alfine Pastilha Freio Disco Hidráulico Alligator Pastilha de Freio Alligator Avid/Sram Pastilha de Freio Shimano BS01 Resinada - Caixa 25 Unidades Pastilha de Freio Shimano XT/XTR/SLX/Alfine F03C Pastilha de Freio Shimano Ice Tech Orgânica J02A Pastilha de Freio Shimano G03Ti Metálica Pastilha de Freio Resinada Kode para Shimano Pastilha de Freio Resinada Kode para Shimano XTR/XT/SLX Pastilha de Freio Kode Sram/Avid Pastilha Freio Disco Baradine DS10 Deore Pastilha Freio Disco Mecânico Baradine DS44 Avid Pastlha de Freio Aligator Turbo Shimano Pastlha de Freio Aligator Turbo Avid/Elixir Pastilha Orgânica para Freio AVID ELIXIR
Indisponível
Pastilha de Freio Shimano B01S Resinada
Indisponível
Sapata Refil Alligator para Freios de Estrada
Indisponível
Pastilha de Freio Resinada Kode para Avid e SRAM

Saiba mais sobre as Pastilhas de Freio para bikes

Até pouco tempo atrás, imaginar que as bicicletas poderiam utilizar discos de freio, era impensável. Até então as pastilhas para freios de bikes eram somente as chamadas sapatas, ou seja, aquelas produzidas em borracha mais rígida e utilizada nos mais diversos sistemas de freios. Saiba mais sobre os freios clicando aqui.

pastilha de freio para bike

Mesmo chamadas de sapatas de freio, esses produtos são na verdade pastilhas de freio, que têm a função de substituir as pastilhas já desgastadas pelo uso. Independente do sistema de frenagem que a sua bike possua, é ideal realizar a verificação da situação das pastilhas, afinal, são elas que auxiliam nos momentos de maior necessidade para parar a bicicleta mais rapidamente.


pastilha de freio para bicicleta

Os diferentes materiais das pastilhas de freio de bikes

As diferenças entre as sapatas de freio para bicicletas e as pastilhas para freio à disco, já começam na composição de cada uma delas. Isso ocorre principalmente porque as sapatas possuem uma área muito maior de frenagem, que é o aro inteiro, o que faz com que elas precisem ser maiores, aumentando assim o atrito e consequentemente a frenagem. Em contrapartida podem esquentar e se o material utilizado for de baixa qualidade ou estiverem muito desgastadas, podem ficar moles e não funcionarem.


pastilhas de freio para bike

Já nas pastilhas de freio à disco, o processo é diferente, já que a área de ação é muito menor, pois ao contrário de qualquer aro utilizado, as pastilhas possuem ação somente no rotor (disco de freio), e estes tem tamanho mínimo de 160mm, ou seja o comparativo de tamanhos de área de frenagem é muito menor.

Por isso, as pastilhas de freio à disco são produzidas em material orgânico, ou cerâmica, que permitem atritos eficientes, e que não riscam o disco. Já as sapatas de freios para bicicletas, têm composições que vão desde borracha sintética, borracha termoplástica (TPR) materiais específicos para aros de carbono, que não podem sofrer com altas temperaturas e riscos, pois podem trincar e até quebrar.

Escolha a sapata de freio correta para a sua bike

Na hora de trocar a sapata de freios da sua bicicleta é de extrema importância verificar algumas situações, confira:

pastilhas de freio para bicicleta

Materiais da Sapata de Freio

Para garantir boa qualidade de frenagem e durabilidade, é necessário verificar se a sapata tem materiais de qualidade para suportar aquecimentos e evitar o desgaste prematuro no caso dos atritos com o aro. No caso das bicicletas de estrada (speed), se certificar se a sapata é de qualidade é muito importante, já que descer de uma montanha em alta velocidade e perder os freios por má qualidade da sapata pode terminar em acidentes gravíssimos. Outro detalhe importante, é escolher as sapatas de freio adequadas para o tipo de bicicleta, ou seja, não utilize sapatas de Mountain bikes em road bikes (speed), afinal, cada uma tem compostos específicos para suportar calor, atritos com sujeiras diferentes e até mesmo em relação à umidade.

pastilha de freio para bike

Composição do aro da bicicleta e o tipo de freio

Da mesma forma que as sapatas de freio possuem diferentes composições, os aros não fogem a esta diferenciação. Isso porque dificilmente em um treino se utilizam equipamentos e componentes mais caros e frágeis que garantem maior performance em uma prova. Por isso, verificar a qualidade do aro também é importante, afinal sapatas de freio convencionais em aros de carbono, esquentam demais, podem riscar e até trincar o aro, além de não frearem corretamente, ainda podem causar acidentes e prejuízos. Da mesma forma na hora de escolher a sapata, verifique a compatibilidade com o sistema de freios. Sapatas para freios side pull ou ferradura, não são compatíveis com freios cantilever ou V-Brakes, e se forem cuidado, pois modalidades diferentes, possuem necessidades diferentes em relação à frenagem.

Pastilhas para freios à disco

Se a sua bike utiliza freios à disco, é bom saber que a qualidade das pastilhas e alguns outros detalhes podem influenciar na frenagem e até mesmo na durabilidade de todo o seu sistema de freios, prejudicando seus pedais, acompanhe algumas dicas sobre as pastilhas para freios à disco de bikes:

pastilha para bike

Pastilhas Orgânicas

As pastilhas de freios à disco podem ter dois tipos de composições. Diferentes das sapatas que precisam ser específicas para um determinado aro ou tipo de freio, as pastilhas para freios a disco contam com composições diferentes, mesmo nos sistemas de freios mecânicos e hidráulicos. As pastilhas orgânicas ou resinadas, utilizam resinas sintéticas ao invés de partículas metálicas, o que permite que este tipo de pastilhas esquente menos, garantindo maior regularidade em frenagens mais longas e otimizando a vida útil do rotor. Em contrapartida, a durabilidade é inferior, e necessitam de uma queima maior, para gerar toda a eficiência. Indicadas para Mtb leve e estrada com pouca chuva ou lama.

pastilha de freio para bike

Pastilhas Sinterizadas

São pastilhas que em sua composição utiliza-se pó de metais ou cerâmica, que são compactados. Altamente duráveis, essas pastilhas permitem que o ciclista utilize o freio de forma mais abrupta e por longos períodos com boa eficiência, graças ao atrito realizado entre os metais presentes em sua composição com os rotores (discos). Justamente por isso, conseguem ter melhor capacidade de frenagem em terrenos ou climas mais adversos, garantindo melhor performance em chuvas ou com excesso de lama entre as pastilhas. Em contrapartida, os cuidados devem ser maiores, afinal devido as altas temperaturas podem causar queimaduras se tocadas logo após o uso, além de que se não houver manutenção, pode riscar os rotores, diminuindo a sua vida útil

Como escolher a pastilha de freio para bicicletas

Na hora de adquirir pastilhas de freios para a sua bike, é necessário realizar a verificação de alguns pontos específicos, além dos já listados acima, como o tipo de aro e materiais empregados na confecção, sejam das pastilhas para freios à disco, sejam para as sapatas de freio. No caso das sapatas, por utilizarem sistemas mais simples, a escolha é mais fácil, basta observar o tipo de freio (cantilever, V-brake, side-pull ou ferradura, entre outros), o tipo de aro (alumínio ou carbono), o material empregado, a modalidade escolhida e as condições do clima de maior uso.

Já no caso das pastilhas para freios à disco, alguns fatores são iguais aos das sapatas, como o material da pastilha, e as condições de clima. Mas o que mais deve ser levado em consideração para os freios à disco são o tamanho do disco de freio (rotor) e até mesmo o peso do ciclista, que faz aumentar ou diminuir a distância de frenagem, graças à inércia.

Só aqui na Mx Bikes, a sua loja de ciclismo online você encontra a pastilha de freio ideal para sua bike e seus pedais com a qualidade e garantia das maiores marcas, com o melhores preços e condições e ainda conta com uma equipe especializada para te ajudar caso seja necessário. Confira.

Confira um pouco mais sobre como trocar as pastilhas de freios à disco e as sapatas de freio.


Cadastre-se e receba ofertas em seu e-mail
Informe um e-mail valido
ATENDIMENTO MX BIKES

Fale com especialistas
(41) 3586-6116

Horário de atendimento
Segunda a sexta: 08:00 as 17:00

Bem vindo à Mx Bikes, a sua loja online de peças e acessórios para os amantes do Ciclismo, MTB, Cicloturismo ou Urbano.

Para se manter sempre atualizado com os lançamentos das melhores marcas, dicas de pilotagem, uso ou manutenção, criamos o Blog da Mx Bikes, um portal feito por ciclistas para ciclistas abordando temas relacionados a nossa paixão: o mundo das bikes

Formas de pagamento
Segurança
Redes sociais
Mx Bikes Comercio Artigos Esportivos Eireli - ME | CNPJ: 22.810.399/0001-09 | Rua Sem Denominação 210 - Contenda – São José dos Pinhais - PR Cep. 83115-970
Copyright © 2007-2015 mxbikes.com.br. Todos os direitos reservados.